TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressionismo

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

                                     

Trabalho Sobre Expressionismo

Trabalho de História Geral

                               

                                                 

Expressionismo

                                         

                                                 INTRODUÇÃO

               

                 O Expressionismo foi um movimento artístico, que surgiu simultaneamente em várias cidades da Alemanha. Como as outras correntes vanguardistas, com a virada de século na Europa, exerceu uma erupção de mudanças artísticas em resposta às alterações que a esfera social vinha sofrendo.

              As novas tecnologias e o processo de urbanização, cada vez mais intensos, mudaram a visão individual a respeito do mundo, e os artistas aproveitaram para refletir esse impacto psicológico em suas obras, abandonando a forma “crua” de representar a realidade, e passar a expressá-la baseado em seus sentimentos.

             O Expressionismo emergiu na Alemanha, em 1905, com a formação de um grupo composto por quatro integrantes: Ernst Ludwig Kirchner, Fritz Bleyl, Karl Schmidt-Rottluff, and Erich Heckel, que foi chamado de Die Brücke (a Ponte).                          

              Apesar de parecer ter uma definição simples, o termo tem um significado complexo e controverso, exatamente por ter sido associado à diferentes significados em diferentes épocas. Faz-se necessário, então, conciliar todos esses sentidos em busca de um conceito geral do que o Expressionismo foi realmente, em suma.

                                               DESENVOLVIMENTO

             Até por volta do ano de 1912, o termo Expressionismo era para designar uma arte progressiva na Europa, principalmente na França, e até algo como “anti-impressionista”. Isso é algo, à primeira vista, bastante controverso, pois se diz por aí que foi na Alemanha onde o movimento surgiu.

         A afinidade do Expressionismo com as obras de Van Gogh e Edvard Munch fez com que os artistas franceses tivessem sua importância diminuída em relação ao movimento. As obras deles também foram consideradas “mais expressionistas”, porque não buscaram apenas representar a realidade por meios formais diferentes, mas, sim, através da sua percepção subjetiva a respeito do mundo físico, algo mais metafísico.

        Mas o que, de fato, é ser “mais expressionista”? O que realmente foi o expressionismo? Ainda muitos historiadores discordam do seu real significado, já que muitos artistas, considerados os principais do movimento, eles próprios rejeitam o título.

        A dificuldade de se estabelecer uma definição advém também do fato de o Expressionismo não ter sido uma entidade singular. Ao contrário dos Futuristas da Itália, que inventaram e proclamaram uma identidade própria para seu grupo, os expressionistas não tinham nenhum grupo unificado assim.

      As ideias-chaves do que caracteriza o Expressionismo são que podem auxiliar nesse impasse de estabelecimento de termo:              

- O confronto com o mundo urbano do início do século XX, em que se passou a utilizar cores chamativas e suas representações da cidade moderna incluíram indivíduos alienados – um produto psicológico da recente urbanização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (285.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com