FICHA DE CADASDTRO DE GRUPO
Ensaios: FICHA DE CADASDTRO DE GRUPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luluzeto • 13/8/2014 • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 382 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO II
1-DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
Identificação do Campo: Nome da organização: Creche Casa Lar Cordeirinho de Deus.
Endereço Completo: Trav. Castelo Branco, n. 923, bairro São Brás, Belém – PA.
Identificação do Supervisor de Campo
Nome da Supervisora: Supervisor (a) de Campo: Regina Rita Valente.
Histórico da instituição:
A Creche Cordeirinhos de Deus abriga não só crianças em risco social, que são levadas pelo Conselho tutelar, mas também as que não têm onde ficar durante o dia ou não consegue vagas nas poucas creches de Belém. Outro segmento que o espaço também atende são as crianças que vêm do interior para se tratar de doenças graves em Belém.
Destacamos como conta a história alguns representantes que ajudaram a tornar este sonho possível: Rogério Casal Caminha, João Clico Vidal, Ignácio Gomes, Dr. Arlindo de Andrade Gomes, Leonel Velasco, Arnaldo Serra, João Evangelista Vieira de Almeida, Antônio Bacha, Francisco Calarge, Antonio Norbertode Almeida, Abrão Júlio Rahe e o ilustre Carroceiro José Mustafá, o Zé Bonito.
A Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus é uma instituição privada e sem fins lucrativos, tem caráter filantrópico, sua mantenedora é Igreja Assembléia de Deus. Embora viva de doações, a irmã procura fazer um trabalho legalizado e busca o amparo da lei. A creche tem registro no CNPJ e está de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem licença do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), mais o apoio da Fundação João Paulo XXII (Funpapa). Ela própria é membro do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e vice-presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Belém-Pará.
O Lar Cordeirinho de Deus atende crianças de 0 a 07 anos de idade de ambos os sexos, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Juizado, estas ficam no espaço em média 03 meses. O lar Cordeirinho é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada no dia 05 de março de 2005, (termo administrativo de cessão de uso do imóvel, processo n 2206/0102568).
A instituição é registrada no Conselho Nacional de Assistência Social-CNAS, reconhecida de utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, registro no Conselho Municipal de Assistência dos Direitos da Criança e do Adolescente, é certificada como entidade Beneficente de Assistência Social, trabalha com ações para atender crianças em risco social. Idealizada pela senhora NOEMI RODRIGUES, com a missão de atender crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, de risco social iminente. Os programas que são mantidos devem-se graças a Deus, empresas, governo estadual, prefeitura municipal de Belém, ONGs, e principalmente pessoas físicas sensíveis a causa. A Rede de relações que envolvem o trabalho é bastante atuante, diversificada e congregada em parcerias, é incansável, mas onde existe fé e esperança a perspectiva de prolongar vida digna para as crianças e torná-las cidadãs na sua plenitude é o dever e responsabilidade. Atualmente podemos citar algumas parcerias estabelecidas: Creche Escola, atendendo Semec SESC – Mesa Brasil, tem por finalidade capacitar cozinheiras e auxiliar de cozinha, de como preparar receitas e aproveitamento total dos alimentos, sobras e outros. O curso é teórico - pratico, onde, recebem noções sobre alimentos e suas funções, cuidados no armazenamento e higiene, FUNPAPA, Conselho Regional de Enfermagem, empresas privadas, como: Y. Yamada, Rede Celpa, Segurança Porto.
Quanto à equipe de pessoal: É formada por uma coordenadora – Noemi Rodrigues, 01 assistente social, 01 psicóloga, 01 técnica de enfermagem, 10 professoras. Promoção de atividades lúdicas e simbólicas que favorecem o desenvolvimento social. Oferta de atividades que promovam o desenvolvimento cognitivo (leitura, jogos, artes). Oferta de 5 refeições diárias, baseadas na Pirâmide alimentar. Acompanhamento do desenvolvimento integral da criança e família. Possibilita o contato e o acesso a diversas manifestações artísticas para ampliar o universo cultural.
2-Dados do Projeto:
2.1- Título do projeto:
SAÚDE BUCAL SORRISO FELIZ
2.2- Local do desenvolvimento:
Creche Casa Lar Cordeirinho de Deus.
2.3- Área de abrangência:
Publico Local
3-Problema Diagnosticado:
As crianças apresentaram dentes cariados falta de higiene bucal e perdas de dentes permanentes.
4- Objetivo Geral:
- Promover atividades de saúde bucal.
- Incentivar os educando a prática da higiene bucal no seu dia a dia, estimulando o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis.
4.1- Objetivos Específicos:
-Reconhecer a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;
- Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
-Reconhecer quais são os amigos e inimigos dos dentes;
-Demonstrar as maneiras corretas de escovar os dentes;
-Conhecer os nomes dos dentes e suas funções;
- Compreender a importância de escovar os dentes depois de cada refeição e depois de comer doces;
5-Justificativa:
Com base nesses dados e com as observações feitas no estágio senti a necessidade de realizar este projeto. Servirá de conscientização para os alunos e educadores através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para a higiene bucal. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer não só a saúde física como a bucal, como: Perda de dentes precocemente, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.
6- Público alvo:
Alunos
...