FILTRAÇÃO SIMPLES
Resenha: FILTRAÇÃO SIMPLES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123479 • 8/10/2014 • Resenha • 276 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
1.2 FILTRAÇÃO SIMPLES
Num laboratório, teremos um papel de filtro, que possui formato de círculo, ele será dobrado ao meio duas vezes, ficando dividido em quatro partes. O papel pregueado aumenta a área de superfície de filtração, acelerando o processo. Se a parte que interessa é o resíduo sólido que fica retido no papel de filtro, é possível dobrá-lo ainda mais para deixá-lo ainda mais pregueado.
O papel de filtro é então colocado em um funil simples de vidro de haste longa. Com o auxílio de um bastão de vidro, a mistura é transferida. Enquanto as partículas sólidas ficam retidas no filtro, o líquido passa pelos poros e é recolhido em outro recipiente que fica posicionado logo abaixo da haste do funil.
1.3 FILTRAÇÃO À VÁCUO
A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.A aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, é chamada de filtração a pressão reduzida.
Esse tipo de filtração utiliza o papel de filtro na forma original de círculo dentro do funil de Buchner (um funil bem maior e pesado, feito de porcelana e que contém vários furinhos como se fosse uma peneira). Esse funil é acoplado ao kitassato com uma borracha que impede a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma trompa de água puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo, assim, a pressão dentro dele. Desse modo, quando se passa a mistura por esse sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro praticamente seco.
...