FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA TEMAS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS
Por: JEFFERSON POLTRONIERI • 13/6/2019 • Projeto de pesquisa • 2.765 Palavras (12 Páginas) • 402 Visualizações
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA
TEMAS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS
Acadêmicas:
Elisangela Ribeiro Klauber
Francieli Batistel
Leticia Lana Rosa
Marina Kremer
Tutora Externa: Patrícia Kath
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Curso: PED1593 – Seminário Interdisciplinar
27/06/2019
RESUMO
A educação de jovens e adultos nos faz refletir sobre o mundo que temos e o mundo que realmente queremos e que juntos podemos construir, e qual artifício nós professores temos para lapidar nosso atendimento levando em conta as necessidades e anseios do educando sem esquecer de toda experiência de vida que este traz consigo, usando exemplos do cotidiano desse aluno fará com que favoreça a sua atenção e isso favorece o aprendizado. A alfabetização de jovens e adultos dá a essas pessoas autonomia uma visão de mundo e de sociedade desconhecida. Enfatizar o papel do professor como mediador do conhecimento é de estrema importância, pois são eles os responsáveis por fazerem os adultos se sentirem confortáveis proporcionando superação, conhecimento, tornando-se uma pessoa critica no ambiente escolar, que seja um ambiente propício para adultos e não se torne infantilizado, tendo uma postura diferenciada com cada faixa etária. Falar sobre a modalidade de ensino da EJA que vem contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de jovens e adultos, e quais os métodos usados para o sucesso desta modalidade de ensino, a mudança que traz para a vida dos alunos terem um grau a mais de estudo, e as reflexões acerca da alfabetização de jovens e adultos.
Palavras-chave: Planejamento, Método, Professor.
1INTRODUÇÃO
Pode se dizer que educação, e aprendizado é tudo que nos rodeia, seja formal ou informalmente.
Neste abordou-se as necessidades dos adultos de terem uma continuidade ou um ingresso na escola com formações básicas, ressaltando os benefícios de ser alfabetizado, e as várias oportunidades que isso pode trazer para a vida das pessoas. A importância do EJA em um ensino de qualidade para jovens e adultos que por algum motivo, não conseguiram estudar no tempo regulamentar da escola, e por isso buscam retornar a escola para ter um melhoramento na qualidade de vida. Relata as dificuldades que passam para que possam voltar para a escola, tendo que trabalhar e estudar a noite cuidando da casa dos filhos e trabalhando diariamente.
As formas de ensinar, os métodos utilizados pelos professores, o papel do professor perante esses adultos que buscam uma nova forma de vida. O professor é um veículo de criatividade de esforços, que leva para a sala às novidades as motivações para que eles achem todos os dias forças para continuar os estudos e se esforcem para que consigam cumprir todas as suas tarefas diárias e não desistam da escola, e na medida do possível possa levar para seus alunos o conhecimento necessário e os esclarecimentos das dúvidas dando assim um conhecimento de qualidade, aconselhando-os, e respeitando as dificuldades de cada um.
Os ambientes diferenciados, e as diferenças entre ensinar crianças e de ensinar adultos. Com as limitações de material adequado e a dificuldade de permanência dos alunos até o fim do ano letivo, sendo assim o professor deve utilizar de várias estratégias para que as aulas tenham a mesma qualidade de ensino que tem na escola com crianças, sem perder o interesse dos alunos.
Fazendo uso dos conhecimentos que os alunos trazem consigo o professor tem a possibilidade de melhorar suas aulas, e de fazer com que ela seja voltada ao dia a dia dos alunos, dando prioridade aos assuntos mais utilizados diariamente por eles, dialogando e dando liberdade e segurança para que possam se expressar, o professor pode planejar aulas criativas e do interesse dos alunos, pois eles não se interessam por assuntos que fujam a sua realidade.
A EJA é a modalidade de ensino mais procurada por jovens e adultos que querem voltar a escola justamente pelo fato do tratamento recebido pelos professores ser diferenciado, com muita respeito e sem preconceitos.
Apesar de ter muitas coisas que devem ser mudadas e melhoradas temos muito a nos orgulhar, pois muitos adultos melhoraram e estão melhorando suas vidas por causa da dedicação de professores que mesmo com limitações conseguem levar um conhecimento de qualidade para seus alunos, e a exemplo dessa é que deve-se buscar qualificar suas aulas para o bem de seus educando, cada um fazendo sua parte para que aja o melhoramento de vida para essas pessoas que buscam a EJA.
2 A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A educação de Jovens e Adultos (EJA), foi criada para beneficiar jovens e adultos que não puderam estar em uma escola, por motivos diversos abandonaram a escola, onde não conseguiram estudar em idade adequada. No capítulo II, seção e artigo 37 da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n 9.394/96 está determinado que; “A educação de Jovens e Adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudo no ensino fundamental e médio na idade própria” (BRASIL,1996). Essa lei veio para reforçar a educação dos alunos e excluir a marginalização social enfrentada pelos mesmos, que a maioria se encontra fora das instituições escolares.
As escolas deverão dar oportunidades educacionais apropriadas aos estudantes da EJA, e com o retorno desses alunos as salas de aula, tanto a escola como os professores tem grandes desafios: precisam ofertar uma educação de qualidade que para que os alunos permaneçam em sala de aula, assim combatendo a evasão escolar. O educador da EJA precisa refletir sobre sua prática educacional constantemente, sempre com o intuito de melhorar cada vez mais seu fazer docente. Por esse motivo ele (professor) necessita de:
Ser um leitor de si mesmo, refletindo, sistematicamente, sobre a sua prática, o seu fazer pedagógico; o que sabe e o muito que desconhece as suas contradições enquanto educador, os seus receios e inseguranças; para que possa vislumbrar as suas faltas e buscar suprí-las. É partindo desta leitura, leitura crítica de si, que poderá, em exercício concomitante, executar a leitura do mundo que o cerca. (MACHADO; NUNES, 2016, p.55)
Diante disto nos perguntamos: Como os professores trabalham a alfabetização e o letramento de jovens e adultos? Mas o que é alfabetização? Que saberes trazem de sua formação inicial e que está relacionado diretamente com a EJA?
...