Tema: Conhecimento Dos Professores Sobre O Manejo Da Criança Com Diabetes Mellitus 1
Dissertações: Tema: Conhecimento Dos Professores Sobre O Manejo Da Criança Com Diabetes Mellitus 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikavicente • 27/11/2013 • 370 Palavras (2 Páginas) • 682 Visualizações
Acredita-se que até 2020 haverá um aumento significativo de doenças crônicas entre os mais jovens causados pelos atuais hábitos de vida.
A principal doença da infância nesse cenário é o Diabetes Mellitus tipo 1, por isso é importante conhecer e saber identificar suas principais manifestações clínicas para o correto diagnóstico da doença e a adequada intervenção.
A criança com DM1 terá que mudar seus hábitos alimentares, receber múltiplas aplicações subcutâneas de insulina exógena, realizar monitoração glicêmica frequentemente e realizar atividades físicas monitoradas.
Esses fatos podem excluir a criança do convívio social como: convites para festas de aniversários, páscoa entre outros. Essas crianças encontram dificuldades de ingressar em algumas escolas e quando conseguem, os pais acabam se preocupando com o fato dos professores saberem ou não lidar com seus filhos, pois eles vão mais ao banheiro devido a DM1, receiam que os professores não estejam preparados para identificar os sintomas e sinais da hipoglicemia e da hiperglicemia, preocupam-se até mesmo com a descriminação da instituição.
A pesquisa foi elaborada com os professores das escolas municipais de Uberaba (MG). Os dados foram coletados entre abril e julho de 2009 por meio de questionários, todos os dados do questionário foram codificados, categorizados e digitados em um banco de dados.
A maioria dos participantes foi capaz de definir corretamente a doença. Cerca de 33,70% dos participantes apontaram uma dieta especifica e a atividade física como a única forma de tratamento.
Entre os professores participantes, apenas dois citaram ter alunos com o diagnóstico médico de DM1. Com relação ao manejo da criança hipoglicêmica, 42,40% afirmaram que não deveriam oferecer açúcar em nenhuma hipótese e sim comunicar a mãe sobre o ocorrido, enquanto 28,20% não souberam como agir diante dessa situação e 14 (7,60%) não souberam ao certo o que é hipoglicemia.
A maioria dos professores denotou conhecimento sobre a DM1, caracterizando-a como ausência de insulina no organismo, porém, não conseguiram relacionar DM1 como
sendo mais frequente em pessoas jovens. Isso mostra um senso comum que circula sobre o significado da doença, fazendo com que as informações sejam incompletas, equivocadas e infundadas cientificamente.
E fundamental que os cuidadores, sejam familiares ou professores, conheçam os sintomas característicos dos quadros de hipoglicemia e hiperglicemia que tem características distintas.
...