Festa de São Sebastião no município de Hapuri
Seminário: Festa de São Sebastião no município de Hapuri. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rivanda • 25/6/2014 • Seminário • 1.544 Palavras (7 Páginas) • 259 Visualizações
Universidade Federal do Acre
Centro de Filosofia Letras e Artes
Curso de Licenciatura Plena em História Matutino
Trabalho de Conclusão de Curso
Professor: Carlos Alberto Alves de Souza
Assunto: Trabalho de Conclusão de Curso
Tema: A festa de São Sebastião no Município de Xapuri
Trabalho entregue ao professor Carlos Alberto como requisito para a N2
Rio Branco-Acre
Março de 2014
Trabalho de Conclusão de Curso
Tema: A Festa de São Sebastião do Município de Xapuri
I- Apresentação
O presente Trabalho de Conclusão de Curso serve como etapa final da conclusão do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade federal do Acre, Campus de Rio Branco.
O tema foi de livre escolha, mas que estivesse relacionada com a tão complexa Historiografia Acreana, podendo trazer novas abordagens de temas já existentes ou a apresentação de um novo tema.
Nesse contexto, o tema escolhido por mim foi: A festa de São Sebastião do Município de Xapuri. A mesma é comemorada no dia 20 de janeiro, todos os anos e é considerada uma das principais manifestações católicas, culturais e econômicas do munícipio.
II- Justificativa
Escolhi esse tema, porque sou xapuriense, e senti a necessidade de falar da minha terra. Durante o processo da pesquisa para a criação desse trabalho, tive noção do elo que faltava ser preenchido com esse tema, devido a grande ausência de fontes escritas. As poucas informações encontradas foram colhidas em blogs, publicações de jornais e depoimentos orais; notando- se a ausência de um material escrito fixo e um pouco menos subjetivo.
Por isso com a criação desse trabalho viso, torna-lo fonte de pesquisa, escrita, com informações e conhecimentos a respeito desse tema que com certeza preencherá essa lacuna na Historicidade Acreana, tema esse com enorme importância na formação histórica da cidade de Xapuri.
Para os moradores de Xapuri, esse evento/acontecimento, é uma das principais manifestações culturais anual no âmbito religioso, e eu como conterrânea me sinto á vontade para falar desse acontecimento do qual eu mesma presenciei ,participei e participo desde os meus 3 anos de idade.
No Âmbito geral da História do Acre, prezo esse tema como peça do quebra-cabeça que monta a, ainda incompleta, literatura da História Acreana.
III- Objetivos
3.1- Geral
Desenvolver esse trabalho visando propor um conhecimento acerca desse tema, até então pouco trabalhado, para assim servir para pesquisas futuras. E dentro das possibilidades, resgatar memórias e fatos, relacionados ao tema que evidenciem ainda mais a sua prática que infelizmente vêm sendo um pouco esquecida, e como dizemos popularmente “Vêm perdendo o significado”.
3.2- Objetivos específicos
a) Relacionar a importância desse acontecimento na formação, cultural, histórica e religiosa Xapuriense, reforçando suas origens;
b) Propor uma discussão acerca da importância dessa manifestação no fortalecimento de religião católicas e suas práticas em Xapuri;
c) Relacionar esse acontecimento com fatores sociais e econômicos, tais como: o comércio, circulação de capital nessa época do ano na cidade, o reconhecimento da cidade devido á esse acontecimento, o envolvimento politico, dentre outros.
IV- Problematização
4.1- A festa
A Festa de São Sebastião, santo padroeiro de Xapuri, nasceu, segundo relatos orais,iniciou-se no limiar da revolução armada que deu origem ao processo que mais tarde tornaria o Acre brasileiro. Era 20 de janeiro do histórico ano de 1902, quando um grupo de cerca de 100 pessoas teria realizado a primeira procissão pelas ruas do pequeno vilarejo de Mariscal Sucre, então dominado pelos bolivianos. O ato que poderia representar um pedido de proteção contra a guerra iminente se tornou a certidão de nascimento de uma das maiores manifestações religiosas de todo o Acre.
Imagem de São Sebastião posicionada na Praça São Sebastião
Foi toda essa época de conflito armado entre tropas da Bolívia e seringueiros do Acre, o que levou aqueles fiéis a recorrerem às forças da fé, colocando seus receios e anseios nas mãos de São Sebastião.
No dia 06 de agosto de 1902, Xapuri é retomado por Plácido de Castro e seus homens, dominando o intendente Juan Dias Barriento e seus antessessores. E a Vila Mariscal Sucre volta a ser Xapuri das tradições brasileiras.
Daí por diante a festa foi acontecendo, crescendo e transformando-se no mais importante acontecimento de nossa cidade.
O "Vinte", como passou a ser denominado, tornou-se, além do mais, um momento de orações e romarias.
E a imagem que é vista pelos devotos chegou na cidade entre 1910 e 1912, vinda da Itália, oferta do Dr. Epaminondas Jácome, cultuada por pessoas vindas dos mais diferentes lugares.
Festa de São Sebastião, tornou-se cultura viva do patrimônio imaterial - e religioso - da Princesinha do Acre.
Sua comemoração se dá diante de toda uma programação: Neste dia por volta das 15h inicia-se a missa na Matriz da Igreja, as 16h a procissão que fará o percurso saindo da Igreja Católica (matriz), sobe pela rua 24 de Janeiro, Rodovaldo Nogueira, desce
...