Fichamento História Contemporânea
Por: Eduardo Augusto • 8/10/2015 • Resenha • 319 Palavras (2 Páginas) • 1.097 Visualizações
Página 1 de 2
FICHAMENTO DE MODERNA
"O 'SISTEMA MERCANTIL' NA INGLATERRA" E "OS OUTROS ESTADOS EUROPEUS" - O MERCANTILISMO, PIERRE DEYON.
- Na Inglaterra o Mercantilismo é uma criação contínua, empírica e nacional.
- Entre os séculos XIV e XV, a Coroa inglesa impôs barreiras à livre circulação e ao tráfego de navios estrangeiros nos portos britânicos.
- O mercantilismo se impõem com maior força e coerência, de 1580 até o final do século XVII. Esse sucesso ocorreu devido às ameaças exteriores, e por duas vezes vai aparecer como um elemento fundamental da defesa nacional.
- Eram ao mesmo tempo uma empresa religiosa, nacional e mercantil. Principalmente por causa dos confrontos com as frotas francesas durante muito tempo.
- Esse caráter sistemático da intervenção estatal, se explica pela necessidade de fazer frente à grande depressão econômica, no século XVII.
- O mercantilismo inglês se beneficia da precocidade das intiuições políticas e sociais, da qualidade da informação e da reflexão teórica no país, evolui, se adapta, aperfeiçoa, e ajuda a Inglaterra a assumir na Europa, uma verdadeira supremacia marítima e comercial e, talvez, já a supremacia industrial.
- O mercantilismo assumiu na Inglaterra três formas essênciais: proteção (da moeda e dos estoques de metais preciosos), proteção da produção, encorajamento e favores à marinha e ao comércio nacional.
- O protecionismo inglês no século XVII é ao mesmo tempo indutrial e agrícola.
- No século XVII, nãos e encontra na Europa um intervencionismo tão coerente e tão sistemático, quanto na Inglaterra e na França. E também na Suécia.
- Os projetos mercantilistas são universais. Portanto em vários governos, encontrava-se as mesmas decisões, proposições e argumentos fundamentados na literatura econômica da época.
- Somente há políticas mercantislistas eficázes nos séculos XVII e XVIII, onde um poder central é capaz de controlar os particularismos e os egoísmos, de impor uma arbitragem aos interesses opostos, de conciliar as reivindicações de negociantes e dos produtores.
- Somente há políticas mercantilistas eficazes onde os empreendedores são capazes de responder ao governo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com