Galileu e Suas Contribuições à Ciência
Por: Denner Costa • 2/9/2018 • Trabalho acadêmico • 875 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Galileu e suas contribuições à ciência
NOME: Denner Cássio de Albuquerque Costa
CURSO: Física
SÃO LUIS - MA
25/03/2018
Galileu Galilei foi um físico, matemático, professor, filósofo e astrônomo que nasceu em Pisa, Itália, em 1564 e morreu em 1642 em sua casa em Florença, também na Itália, após ser condenado à prisão domiciliar pela acusação de heresia pela igreja católica. Revolucionou a física, bem como a astronomia e é considerado pai da ciência moderna e criador do método científico.
Galileu nasceu em um período onde a igreja estava sendo ameaçada pelo protestantismo, o que mais tarde iria afetar sua vida drasticamente. Desde a infância, Galileu já mostrara inteligência acima do normal ao tocar órgão e cítara. Mudou-se pra Florença em 1574. Estimulado pelo seu pai, começou a estudar medicina na Universidade de Pisa.
Aos vinte anos, fez sua primeira descoberta científica, descobriu que o período de um pêndulo não depende da massa e sim do comprimento do fio, contribuição que mais tarde fez possível a produção de relógios mais precisos como o relógio de pêndulo.
Em 1585, por questões monetárias, não podia mais continuar na universidade. Continuou a estudar por si mesmo, e começou a se dedicar à matemática, e por ela, começou a entrar no mundo da física e astronomia. Em 1589, passou a lecionar Matemática na Universidade de Pisa, mesmo sem ter título universitário. Três anos mais tarde, assume a cátedra na universidade de Pádua, onde fica até 1609.
Após voltar a Universidade de Pisa em 1610, começou a ir a fundo aos estudos da física. Demonstrou que dois objetos de massas diferentes, abandonados em uma mesma altura, tocam o solo no mesmo instante de tempo. Foi nessa época que Galileu inventou a balança hidrostática, cujo mecanismo é destinado ao estudo da força de impulsão exercida por líquidos sobre os corpos neles imersos. Porém, a publicação dessas observações só viria no fim de sua vida.
Galileu deu uma pausa nos seus estudos da física quando resolveu apontar sua luneta para o céu noturno. É o primeiro cientista a usar uma luneta para fazer observações astronômicas, luneta que ele mesmo aperfeiçoou para tal feito, e a partir de 1610, vai fazer uma série de descobertas sobre os corpos celestes do céu noturno.
Galileu registrou a presença de mares, montanhas e crateras na superfície da Lua. Observou manchas na superfície do sol, publicando o livro: “História das Manchas e Acidentes do Sol” em 1613. Observou que Vênus tinha fases assim como a Lua e que orbitava o Sol, bem como a Terra e que Júpiter também possuía satélites naturais, que são hoje-em-dia conhecidas como luas galileanas (Ganímedes, Europa, Io e Calisto) o que seria uma prova de que alguns astros poderiam orbitar outros, diferente do “perfeito” geocentrismo aristo-ptolomaico, onde a Terra era o centro do universo. Galileu Galilei já começara a questionar esse modelo e a apoiar o modelo de Nicolau Copérnico, o heliocentrismo, onde o Sol era o centro do universo, e não a Terra.
Em 1614 foi acusado de heresia e em 1616 foi proibido de ensinar e defender sua teoria. Para não ser preso, Galileu afirmou que suas ideias eram um “conceito poético”. Porém, sete anos depois, Galileu se animou quando seu amigo cardeal Maffeo Barberini se tornou o papa Urbano VIII. E o papa, permitiu a publicação da teoria de Copérnico de sua maneira, porém com uma condição: que ele se referisse a elas de uma maneira hipotética.
Após o encontro com papa, Galileu se sentiu livre para trabalhar no seu livro sobre cosmologia. Finalmente em 1632, Galileu terminou sua obra que fora chamada de “Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo: o Ptolomaico e o Copérnico”. Porém, a obra não agradou nem um pouco a igreja católica, sem poder ser defendido por Urbano VIII por conta de questões politicas e religiosas como a guerra dos 30 anos e a disseminação do protestantismo, Galileu foi condenado a renegar suas descobertas, cessar o estudo da astronomia e à prisão domiciliar em 1633 até o fim de sua vida.
...