Guerra De Sesseção
Pesquisas Acadêmicas: Guerra De Sesseção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaispiccirillo • 17/10/2013 • 351 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Guerra de secessão
A expansão da economia americana se dava de forma desigual. Os estados do norte eram industrializados, e os do sul a agricultura predominava.
Foi o conflito que causou mais mortes de norte-americanos, num total estimado em 970 mil pessoas, dos quais 618 mil eram soldados cerca de 3% da população americana à época.
No norte a economia crescia baseada no trabalho assalariado livre. E no sul havia predomínio de trabalho escravo.
Essa diferença provocava conflitos constantes entre os senhores de escravos do sul e as populações urbanas do norte. Em 1861, aconteceu a guerra de secessão que só acabou em 1865, com a extinção do trabalho escravo.
Expansão territorial americana
Entende-se como a expansão territorial dos EUA aquele período que se estende praticamente durante todo o século XIX, onde o país aumenta de modo extraordinário as suas fronteiras, chegando ao fim do mesmo período com praticamente as dimensões continentais que hoje possui.
Inicialmente constituído por treze estados alinhados ao longo da costa leste da América do norte, a jovem nação constituía um pequeno país, estendendo-se do Miami à Flórida e horizontalmente entre a costa do Atlântico e o rio Mississipi.
A expansão territorial se deu basicamente de três formas:
1 – Compra de territórios –em 1803 comprou da frança o território da Luisiana.em 1819 comprou a flórida da Espanha por 5 milhões de dólares . E em 1867, comprou o Alasca da Rússia por 7 milhões de dólares . O México cedeu aos americanos a Califórnia, colorado, novo México, nevada, utah e Arizona por 15 milhões de dólares
2 – Diplomacia – é exemplo deste formato de expansão a anexação do Óregon aos ingleses, em 1846, a partir de compensações de natureza diversas pelo direito de soberania ao território.
3 – Guerras contra as nações indígenas – em sua marcha para o Oeste, expandindo o território dos EUA, era imprescindível aos colonos que “pacificassem” os povos indígenas estabelecidos ao longo de todos os novos territórios, ocupando suas terras efetivamente. Provavelmente foram os povos indígenas aqueles que mais perderam com a filosofia do Destino Manifesto, sendo muitos deles exterminados, outros depararam-se com uma quase-extinção, outros acabaram assimilados aos dominadores.
...