Guerra na Síria
Artigo: Guerra na Síria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mahzoca • 27/10/2013 • Artigo • 265 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
Guerra na Síria une rebeldes e jihadistas
ANNE BARNARD e ERIC SCHMITT
DO "NEW YORK TIMES"
Num momento em que combatentes estrangeiros se infiltram na Síria num ritmo cada vez intenso, grupos extremistas conquistam bolsões de território que se tornam refúgios para militantes islâmicos, constituindo aquilo que autoridades de inteligência dos EUA e de outros países ocidentais dizem que pode vir a se tornar uma das maiores ameaças terroristas do mundo.
Conhecidos como combatentes aguerridos, dispostos a usar carros-bombas guiados por suicidas, os grupos jihadistas incluem atualmente mais de 6.000 estrangeiros, dizem autoridades de contraterrorismo, acrescentando que tais combatentes continuam chegando à Síria em número maior do que entrava no Iraque no auge da insurgência contra a ocupação americana naquele país.
Muitos dos militantes são parte da Frente Nusra, grupo extremista cujos combatentes ganharam a reputação de estar entre os mais eficazes da oposição. Mas outros estão se reunindo sob um grupo novo e ainda mais extremista, o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, que está juntando alguns sírios a combatentes do mundo todo -Tchetchênia, Paquistão, Egito e países ocidentais, além da Al Qaeda no Iraque, grupo sunita que ganhou proeminência na luta contra a ocupação americana.
A preocupação é de que uma nova afiliada da Al Qaeda possa estar emergindo..
Foi o temor de que os militantes passassem a dominar a oposição que levou os EUA e seus aliados ocidentais a reter o envio de ajuda militar letal para a oposição síria, pelo menos por enquanto. Mas, por causa disso, afirmam analistas de contraterrorismo, eles perderam a chance de influenciar a batalha na Síria.
...