HISTÓRIA DA CIDADE Catende
Resenha: HISTÓRIA DA CIDADE Catende. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lazzarosantos • 27/4/2013 • Resenha • 613 Palavras (3 Páginas) • 1.893 Visualizações
HISTÓRIA DA CIDADE
O distrito de Catende foi criado pela Lei municipal de nº 01, de 29 de novembro de 1892, e integrava o território de Palmares. Em 1928, foi criado o município de Catende e a sua sede elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Laje Grande e pelo povoado da Usina Roçadinho. Anualmente, no dia 11 de setembro Catende comemora a sua emancipação política.
Significado do Nome
Quanto ao nome Catende, há duas versões: a corruptela de Katendi, do africano ou Caatendi, do indígena. A primeira significa lagartixa e a segunda, mato brilhante. Segundo alguns entendidos, esta última é a significação prevalecente.
Aniversário da Cidade
11 de Setembro
Gentílico
catendense
População
38.324 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Catende, uma cidade tranquila ideal para quem busca sossego. Confira!
Clima
mesotérmico,Tropical Chuvoso com verão seco
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata meridional.
Limites
Ao norte com Bonito, ao sul com Maraial, a leste com Palmares e a oeste com Jaqueira.
Acesso Rodoviário
PE-126 e BR-101.
Distâncias:
Da Capital:
142 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Catende guarda as marcas do período açucareiro. Seus antigos engenhos resgatam a história social e econômica de Pernambuco. É uma cidade privilegiada pela natureza, por isso é bastante visitada por turistas que gostam de aliar diversão tranqüila à beleza natural.
Principais Pontos Turísticos
Usina Catende
Está situada no município de Catende, na margem esquerda do rio Pirangi, numa altitude de 153 metros. Fundada, em 1890, com o nome de usina Correia da Silva, em homenagem ao então vice-governador do Estado, foi originalmente construída pelo inglês Carlos Sinden e seu sogro Felipe Paes de Oliveira. Esse nome, no entanto nunca se consagrou, sendo a usina sempre chamada de Catende.
Em 1892, passou a ser usina Catende, construída no antigo engenho Milagre da Conceição, fundado em 1829.
A usina não teve sucesso, sendo entregue a credores, entre os quais o Banco de Pernambuco. Houve várias tentativas de exploração, mas sem resultados, até que, em 1907, foi adquirida pela firma Mendes Lima & Cia, que a reformou (1912), aumentando a sua capacidade de moagem de 200 para 1000 toneladas diárias.
Os
...