HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Trabalho acadêmico: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianeramos10 • 5/11/2014 • Trabalho acadêmico • 3.939 Palavras (16 Páginas) • 556 Visualizações
FACULDADE INTEGRADAS OLGA METTIG
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA LÚCIA SILVA
CACILDA MARIA SANTOS
FABIANE RAMOS
MARIA STELA DE JESUS
RIMON MENDES
TATIANE OLIVEIRA
PROFESSOR (A) MARIA QUITÉRIA CERQUEIRA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
SALVADOR-BA
2014
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
ANA LÚCIA SILVA
CACILDA MARIA SANTOS
FABIANE RAMOS
MARIA STELA DE JESUS
RIMON MENDES
TATIANE OLIVEIRA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Historia da educação I, do curso de pedagogia, turno noturno, da Universidade Integrada Olga Mettig ministrado pelo professor (a) Maria Quitéria Cerqueira.
SALVADOR-BA
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1 CARACTERÍSTICAS DA GRÉCIA ANTIGA 5
2 AS POLIS GREGAS:ESPARTAS E ATENAS 6
2.1 EDUCAÇÃO EM ESPARTAS 7
2.2 EDUCAÇÃO EM ATENAS 8
3 AS IDEOLOGIAS DOS FILÓSOFOS GREGOS E A EDUCAÇÃO 9
3.1 PLATÃO 10
3.2 SÓCRATES 11
3.3 ARISTÓTELES 12 a 13
4 A PAIDEIA GREGA 14
5 TEXTO COMPARATIVO DA EDUCAÇÃO GREGA E BRASILEIRA ATUAL 15
CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS 17
ANEXOS 18 a 21
INTRODUÇÃO
A cultura grega possui um leque de influências, sobre a educação. Vamos apresentar, nesta pesquisa, uma visão conceitual da influência educacional grega no ensino da atualidade.
O sistema, as relações sociais, o contexto histórico serão abordados de maneira a definir a aprendizagem na Grécia Antiga. A Grécia Antiga é o berço da civilização, tendo como seus principais representantes: Sócrates, Aristóteles e Platão. Tem como principio o desenvolvimento individual do ser humano, preparação para o desenvolvimento intelectual da personalidade e a cidadania. Principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. Os gregos antigos não contavam com uma educação técnica para preparar os estudantes para uma profissão ou negócio. Entre os povos da antiguidade, em matéria de educação, os gregos são os que mais se sobre saem, e na Grécia Antiga que surgem as primeiras teorias educacionais.
A compreensão de cultura e do lugar ocupado pelo individuo na sociedade reflete-se no ensino e nas próprias teorias. A educação participa na vida e no crescimento da sociedade, tanto no seu, destino exterior como na sua estruturação interna e desenvolvimento espiritual; e, uma vez que o desenvolvimento social depende da consciência, dos valores que regem a vida humana, a história da educação está essencialmente condicionada pelos valores válidos para cada sociedade.
Na pólis do séc. IV A.C. o conceito de Paideia supera a vinculação limitada à instrução da criança. Trata-se de uma reflexão sobre a formação do homem para a vida racional na "pólis". Aplica-se à vida adulta, à formação e a cultura, à sociedade e ao universo espiritual da condição humana. A construção histórica deste mundo da cultura atinge o seu apogeu no momento em que se chega à ideia consciente de educação.Antes porém , considerando a vastidão do conhecimento grego, é necessário afunilar o assunto a ser apresentado. Na antiguidade grega, duas cidades-estados possuíam destaque inquestionável perante as outras; eram elas Atenas e Esparta, ambas consideradas berços de instituições hoje primordiais na sociedade mundial.
Característica da Grécia Antiga
• A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal.
• O artesanato grego, com destaque para cerâmica, teve grande aceitação no Mar Mediterrâneo.
• Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os jogos olímpicos em homenagem aos deuses.
• Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros.
• A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V período clássico da Grécia. Platão, Sócrates e Aristóteles são os filósofos mais conhecidos deste período.
• A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras.
• A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam característica humanas e de deuses.
• Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).
• Os gregos viviam nas polis, e estavam somente sujeitos ás suas leis.
• A polis era, também, um sistema de vida e, portanto, um modo de formar e moldar os cidadãos gregos
...