Historia Da America I
Casos: Historia Da America I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulouem • 18/3/2014 • 3.535 Palavras (15 Páginas) • 260 Visualizações
TRABALHO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III
CAPITULO I
Analise as principais causas da Primeira Guerra Mundial e suas principais consequências.
A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos.
No final do século do século XIX e começo do XX, as nações européias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região;
A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo);
A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa pré-guerra. Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.
Entre as maiores consequências da Primeira Guerra Mundial estão a perda da hegemonia política e econômica da Europa e a ascensão dos Estados Unidos, que viriam a se tornar a maior potência econômica do mundo. Os EUA não só estavam distantes do palco da luta mas também eram o principal arsenal de seus aliados. Além disso, o país tinha uma capacidade de organizar a expansão da sua produção de modo mais eficiente do que qualquer outro.
Durante a Primeira Guerra Mundial morreram, aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões.
Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.
Desintegração dos impérios Otomano e Austro-Húngaro.
Fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial.
Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.
Assinatura do Tratado de Versalhes que impôs uma série de penalidades a derrotada Alemanha.
Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares.
Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira.
Surgimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, em função das duras penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes.
Referência
http://www.consciencia.org/primeira-guerra-mundial-resumo-completo-da-historia acessado em 17 de setembro de 2013, as 21:15 horas.
Tópicos de História
Contemporânea:
da Grande Guerra à II Guerra Mundial, Reginaldo Benedito Dias.
Analise o sistema de alianças internacionais que precedeu a guerra e discuta como ele se desenvolveu no interior dessas alianças.
A Tríplice Aliança foi o acordo militar entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália, estabelecido formalmente em 20 de Maio de 1882, em que cada uma garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. A Alemanha e a Itália ainda garantiam apoio entre si no caso de um ataque vindo da França. A Itália, no entanto, especificava que seu apoio não se estenderia contra o Reino Unido.
A situação da Itália neste acordo, no entanto, era instável na medida em que sua população era desfavorável ao estabelecimento de um acordo com o Império Austro-Húngaro, antigo inimigo de sua unificação.
Quando estourou a Primeira Guerra Mundial e a Áustria-Hungria e a Alemanha se viram em guerra com a Tríplice Entente (Rússia, França e, mais tarde, a Inglaterra), a Itália tendo prometido apoio às duas primeiras entrou para o lado da Tríplice Entente contra a Austria-Hungria emmaio de 1915 e a Alemanha em agosto de 1916. A justificativa da Itália era de que a Tríplice Aliança era um acordo de defesa enquanto que na ocasião foram os impérios germânicos os ofensores.
A Tríplice Entente Foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa
Posteriormente, recebeu apoio da Itália, que fez um trato com a Inglaterra; dos Estados Unidos, pois a Alemanha afundou um navio inglês com americanos e perdeu o apoio russo, devido as guerras civis internas. Os Estados Unidos também chegaram a participar da guerra porque viram que a Tríplice Entente estava perdendo e como tinha vendido mercadorias (armas, capacetes, canhões, etc.) que só seriam pagas após a guerra, entrou nesta para garantir a vitória de seus compradores, pois se perdessem a guerra, não poderiam pagar essas mercadorias, em 1917 também Portugal entrou nesta aliança, pois fora da guerra, via as suas colónias ameaçadas pelos estados que sairiam vencedores e consequentemente reforçados na discussão internacional, além do que, as forças alemãs eram uma constante ameaça ao dominio português nas suas colónias em África.
Com o fim da guerra, em 1918, os Estados Unidos tornam-se a maior potência mundial do século XX As principais causas foram os ataques internos pela Tríplice Aliança.
Referência
http://www.infoescola.com/historia/triplice-entente/ acessado em 17 de setembro de 2013, as 21:30 horas.
Tópicos de História
Contemporânea:
da Grande Guerra à II Guerra Mundial, Reginaldo Benedito Dias.
CAPITULO
...