Historia Da Bahia
Artigos Científicos: Historia Da Bahia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosyelton • 1/12/2014 • 742 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
O sangue não possui substituto. Então, a doação voluntária feita por um indivíduo saudável é a única fonte para obtenção de sangue e seus componentes para uso em pacientes que necessitam.
A transfusão é feita com o objetivo de restabelecer as condições clínicas de um paciente com perda sanguínea aguda (consequente a cirurgia ou acidente) ou crônica (decorrente de anemias crônicas, quimioterapia ou transplante de medula óssea).
Segue abaixo trinta curiosidades sobre sangue e transfusão.
1. Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.
2. O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto.
3. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 67 anos de idade e com mais de 50 kg de peso, pode ser doadora de sangue.
4. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml / kg de peso para as mulheres e 9 ml / kg de peso para os homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
5. A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
6. Doando sangue você não ganha nem perde peso.
7. Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
8. A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair aids ou hepatite com a doação de sangue.
9. Cinco são as etapas para uma doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão, doação propriamente dita e lanche pós- doação.
10. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.
11. O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue:
• Hepatite B
• Hepatite C
• HIV
• HTLV
• Sífilis
• Doença de Chagas
12. Plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume. Os outros 45% do volume do sangue são representados pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.
13. Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.
14. Plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na coagulação do sangue, evitando sangramento em excesso.
15. Glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.
16. Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos, principalmente nos ossos chatos.
...