Historia Do Brasil
Tese: Historia Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriano.st • 30/9/2013 • Tese • 402 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
De 1500 a 1530, quando o território ainda era chamado Terra de Santa Cruz, o contato dos portugueses com a terra limitou-se a expedições rápidas para coleta e transporte de pau-brasil e também de patrulha. É a partir de 1531, devido à ameaça francesa, que a nova colônia passará a ser povoada, durante a expedição de Martim Afonso de Sousa.1 Em 1532, é fundada a vila de São Vicente.
Capitanias Hereditárias[editar]
Parte de uma série sobre a
História do Brasil
Coat of arms of Brazil.svg
Era pré-cabralina[Expandir]
Colônia[Expandir]
Reino Unido com Portugal[Expandir]
Império[Expandir]
Primeira República[Expandir]
Era Vargas[Expandir]
Segunda República[Expandir]
Regime militar[Expandir]
Nova República[Expandir]
Constituições[Expandir]
Listagens[Expandir]
Temáticas[Expandir]
ver • editar
Portal Brasil
v • e
Ver artigo principal: Capitanias do Brasil
Prevendo a possível invasão do território por potências rivais, a Coroa portuguesa lança mão de um instituto já utilizado na ilha da Madeira: a capitania.
A instalação das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma consequência trágica: os conflitos com os índios do litoral que - se até então foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recém chegados o acesso às melhores terras. Destes conflitos entre portugueses e índios o saldo é a mortandade indígena causada por conflitos armados ou por epidemias diversas.
A fase do açúcar e as capitanias hereditárias - séculos XVI e XVII[editar]
Ver artigo principal: Capitanias do Brasil
Fundação de São Vicente, por Benedito Calixto.
O açúcar era um produto de grande aceitação na Europa, onde alcançava grande valor de venda. Após as experiências positivas de cultivo na região Nordeste do Brasil, já que a cana se adaptou bem ao clima e ao solo, teve início o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.
Para melhor organizar a colônia, o rei resolveu dividir o Brasil em capitanias hereditárias. O território foi dividido em quinze faixas de terras doadas aos donatários. Estes podiam explorar os recursos da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar.
Em geral, o sistema fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas e piratas. As capitanias de Pernambuco e São Vicente, que focaram no cultivo da cana-de-açúcar, foram as únicas
...