TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Brasil

Artigos Científicos: Historia Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA – 05/05/2014

1. Semelhanças (Inconfidência mineira e Confidência baiana):

Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema.

- Ambas lutaram pela independência do Brasil.

- Os revoltosos de ambas as revoltas foram presos, violentados, torturados ou mortos.

- Ambas eram emancipacionistas, de ideologia liberal, não passaram da fase conspirativa devido à falta de apoio por parte da elite.

2. Diferenças (Inconfidência mineira e Confidência baiana):

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Notamos, desse modo, que há muitas aproximações entre esses movimentos e isso pode ser entendido devido às diversas imposições da coroa portuguesa sobre a colônia, os problemas administrativos e intensa exploração dos colonos.

- Os líderes da Inconfidência Mineira eram todos nobres e ricos (com exceção Tiradentes). Já os líderes da Conjuração Baiana eram negros livres, mulatos e escravos.

- A Inconfidência Mineira lutava apenas pela independência do Brasil. Já a Conjuração Baiana teve, além disso, motivos sociais, como igualdade de raças, abolição da escravatura, corte dos altos impostos, abolição dos privilégios dos nobres, etc.

- A Inconfidência mineira tinha a influência na Independência dos EUA,enquanto a Baiana tinha influência da Revolução Francesa.

- A Inconfidência Mineira tinha como lideres as elites coloniais e a Baiana as camadas médias e populares.

- A inconfidência Mineira aconteceu devido à crise da mineração e a Baiana devido à crise de abastecimento e por fim a Mineira tinha propostas sociais Moderadas, enquanto a Baiana eram propostas radicais.

- Enquanto a inconfidência mineira teve como objetivo a independência de MG e RJ, a inconfidência baiana propunha-se a ajudar os demais estados que quisessem lutar por isso também em seus próprios territórios. Além disso, na Conjuração baiana a participação popular foi maior.

Semelhanças e diferenças entre as inconfidências mineira e baiana

A Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798) têm em comum o fato de serem reprimidas pela Coroa Portuguesa ainda na fase de preparativos e o desejo de autonomia de seus participantes, pois consideravam-se prejudicados e excluídos dos benefícios pelos quais acreditavam ter direito de usufruir em sua plenitude.

O que diferencia os eventos é que em Minas Gerais buscava-se conservar e aproveitar as riquezas minerais da terra, notoriamente na forma de diamantes, ouro e, já no final do século XIX, o ferro, essencial para e indústrias e as armas necessárias ao desenvolvimento econômico e independência. Na Bahia destaca-se a luta pela igualdade racial, se não como objetivo último, certamente como o meio necessário para que os envolvidos pudessem alcançar as chefias militares e os cargos civis que possibilitariam prestígio, poder e riqueza.

Apesar de algumas opiniões contraditórias, percebe-se que o diferencial entre as duas conjurações é o fato de que a Conjuração Mineira teve um caráter elitista em sua organização e execução até o fim, enquanto a Conjuração Baiana, ao adquirir contornos mais radicais e populares, causou o afastamento dos líderes intelectuais da elite local que organizaram inicialmente o movimento, fazendo com que mulatos, escravos, brancos pobres e negros libertos se transformassem nos cabeças do levante.

O pioneirismo da Conjuração Mineira e da Conjuração Baiana

A Conjuração Mineira foi o primeiro movimento de caráter republicano na história brasileira que pretendia a adesão de outras capitanias, formando um Estado Brasileiro que fragmentaria ou acabaria com a América Portuguesa, enquanto a Conjuração Baiana, mais ampla e popular em sua composição social e proposta, foi a primeira revolução articulada pelas camadas populares que pretendiam uma república abolicionista, defendendo o fim da escravidão e a participação igualitária de todas as raças na administração pública.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com