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Historia da arte moderna

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

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Historia da Arte: Bauhaus e Arte  Déco

Bauhaus

A Bauhaus  foi no inicio a combinação de uma academia alemã de belas- artes com uma escola de artes e ofícios, sob a direção do arquiteto Walter Gropius, no ano de (1919-1933). Aconteceu na primeira guerra mundial com o intuito de aliar-se ao mundo industrial do design alemão.

No século XIX um dos arquitetos envolvidos Peter Behrens juntou com seus assistentes Le Corbrusier e Ludwig Mies van der Rohe fizerão um grupo chamado “Groupius”.

Com a missão final de groupius foi reunir arquitetos e artesoes para o contexto moderno. O nome Bauhaus lembrava o medieval Bauhutte, por outro lado o grupo gropius  haviam lidado com o problema de reabrigar pessoas que tinham perdidos seus lares na 1° Guerra Mundial.

A Bauhaus a partir de 1927 começou a ensinar arquitetura com seriedade, a produzir projetos para habitação, pré-fabricados e a exibir projetos de casas ideais de baixo custo.

A Bauhaus após a chegada de Mies Van der Rohe em 1937, boa parte da nata do movimento modernista na pintura, no design industrial e na arquitetura. A partir da década  de 1940 os nazistas conseguiram perder os melhores talento da Alemanha como na musica e na arte e no cinema.

Durante o século XX Max Bill, primeiro diretor da escola de Ulm, chega ao Brasil sob forte influência funcionalista e se tornou pioneiro no design brasileiro.Com o advento da industrialização do Brasil, chegaram grandes empresas ao País as quais começaram a empreender grandes obras seguindo o novo movimento arquitetônico.O Instituto de Arte Contemporânea (IAC), do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é construído em 1951, segundo as diretrizes da Bauhaus. A construção da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), no Rio de Janeiro, é fortemente inspirada nas projeções de Gropius. Inclui-se nesse conjunto de edifícios o Congresso Nacional brasileiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, com seus espaços enormes e grandes janelas contínuas bem como a famosa Catedral da capital. Também se destacam o Ministério de Educação e da Saúde no Rio de Janeiro e o prédio do banco Itaú, em São Paulo. No entanto, o exemplo clássico da influência Bauhaus no Brasil é visto na construção de Brasília. O urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, ambos socialistas engajados, projetaram Brasília com o modelo funcional e artístico da escola alemã na cabeça. Os ministérios da Esplanada, os prédios do Setor Bancário Sul como, por exemplo, o Banco do Brasil assim como os primeiros blocos residenciais completamente sem adornos visando à funcionalidade em prol dos residentes. Os edifícios residenciais da Asa Sul e Asa Norte foram desenhados com pilotis, ou seja, construções suspensas, modernas, bem ao estilo Bauhaus. O mesmo se repete em outras partes do mundo, sobretudo nos Estados Unidos, já que boa parte dos integrantes da escola alemã emigrou para este país quando os nazistas fecharam a Bauhaus. O surgimento desse estilo arquitetônico no Brasil coincide com a fase da industrialização do País. Esta nova etapa - parecida com a nova etapa política alemã democrática nos anos 20 - precisava ser exibida através da sua comunicação visual, indicar a mudança, demonstrar que o Brasil iria deixar o atraso econômico para trás e finalmente formaria um país moderno, industrial - o país do futuro!

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