TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Colonização Da América

Exames: História Da Colonização Da América. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

Colonização viking[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Colonização viquingue da América

Mapa das colónias vikings na Gronelândia.

A primeira colonização europeia da América foi levada a cabo pelo Vikings, no século X. Estes possuíam colónias na Gronelândia1 , na Terra Nova2 3 e, possivelmente, nos Estados Unidos.4

Os Vikings, apesar de serem povos dados ao corso e à pirataria, adquiriram modos de vida diferentes na América, possivelmente devido ao clima duro que se fazia sentir na Gronelândia, onde permaneceram durante 5 séculos, e que deve se ter refletido no seu estilo de vida na outras povoações americanas.5

Colonização ibérica[editar | editar código-fonte]

Formação dos estados sul-americanos desde 1700 até hoje.

A colonização ibérica, inicialmente, foi muito parecida, principalmente porque Portugal e Espanha eram as nações, que na altura, dominavam o mundo, tendo-o dividido com o Tratado de Alcáçovas. A América foi oficialmente descoberta, excetuando as descobertas vikings, pelos europeus, em 1492, por Cristóvão Colombo, numa tentativa de chegar ao Oriente. Mais uma vez, foi assinado um novo tratado, o Tratado de Tordesilhas, pois a zona descoberta por Espanha, ficava na zona portuguesa, que estabelecia os territórios portugueses a menos de 370 léguas (1.770 km a oeste de Cabo Verde e os espanhóis para além desse meridiano. Em 1500, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, localizado na zona portuguesa, segundo o novo tratado, também numa tentativa de chegar à Índia por mar, caminho que já tinha sido realizado anos antes por Vasco da Gama.

Em meados do século XVI, o Império Espanhol controlava quase toda a zona costeira das Américas, desde a Califórnia à Patagónia, no ocidente, e desde o atual estado estadunidense da Geórgia, toda a América Central e o Caribe à Argentina – com excepção do Brasil, pertencente aos portugueses.

Colonização portuguesa[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Colonização portuguesa da América

A colonização portuguesa da América iniciou-se depois da descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Como colônias americanas, para além do Brasil (1500-1815), possuiu Barbados (1536–1620), Cisplatina (1808–1822, atual Uruguai) e a Guiana Francesa (1809–1817), mas não chegou a colonizar nenhum destes. Após as explorações dos Corte-Real, Portugal ainda teve um interesse na Terra Nova, mas essa região acabou na posse dos ingleses.

Colonização espanhola[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Colonização espanhola da América

Formação dos estados centro-americanos desde 1700 até hoje.

A administração das colónias espanholas na América teve como base o modelo administrativo da metrópole. O poder real encontrava-se dividido em dois Vice-reinos, o Peru e o México, que por sua vez estavam divididas em províncias.6

Colonização britânica[editar | editar código-fonte]

Formação dos estados norte-americanos desde 1750 até hoje.

Ver artigo principal: Colonização britânica da América

Os britânicos lançaram-se à conquista do mundo durante o reinado de Henrique VII de Inglaterra (1485–1509), que promoveu a indústria naval, como forma de expandir o comércio para além das Ilhas Britânicas. Mas as primeiras colônias britânicas só foram fundadas durante o reinado de Elizabeth I, quando Sir Francis Drake navegou o globo nos anos 1577 a 1580 (Fernão de Magalhães já a tinha realizado em 1522).

Em 1579, Drake chegou à Califórnia e proclamou aquela região como “colônia da Coroa”, chamando-lhe “Nova Albion” ("Nova Inglaterra"), mas não promoveu a sua ocupação. Humphrey Gilbert chegou à Terra Nova em 1583 e declarou-a colônia inglesa, enquanto Sir Walter Raleigh organizou a colônia da Virgínia em 1587, mas ambas estas colônias tiveram pouco tempo de vida e tiveram de ser abandonadas, por falta de comida e encontros hostis com as tribos indígenas do continente americano.

Foi apenas no século seguinte, durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, depois da derrota da Armada Invencível de Espanha, que foi assinado o Tratado de Londres, permitindo em 1607 o estabelecimento da primeira colônia inglesa nas Américas: Jamestown.

A colonização britânica nas treze colônias foi, essencialmente, de povoamento. Essa característica está presente nas colônias do Norte e do Oeste. A colonização sulista foi fundamentada no plantation e no uso de mão-de-obra escrava.

No norte da América, inicialmente, não havia metais preciosos e o clima daquela região, por ser temperado, não favoreceu a instalação de monoculturas. Daí a "importância de não nascer importante", segundo o jornalista uruguaio Eduardo Galeano. Um país que, durante o período colonial, não atraía a burguesia britânica em aspectos como o metalismo, o latifúndio monocultor e matérias-primas em abundância não é explorado efetivamente, o que favorece a consolidação dos EUA como a primeira economia mundial da atualidade.

Colonização francesa[editar | editar código-fonte]

Colonização europeia das Américas em 1750.

Território espanhol

Território cedido pela Espanha

Território português

Território francês

Território francês reivindicado pela Grã-Bretanha

Território britânico

Território russo

Ver artigo principal: Colonização francesa da América

As primeiras tentativas dos franceses para estabelecerem colônias no Brasil, em 1555, e na Florida, em 1564 (em Fort Caroline, atualmente Jacksonville, Florida), realizada por huguenotes, não tiveram sucesso, devido à vigilância dos portugueses e espanhóis. A tentativa seguinte foi em 1598, em Sable Island, no sudeste da atual província da Nova Escócia do Canadá; esta colônia não teve abastecimentos e os 12 sobreviventes tiveram de voltar a França.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com