TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da América

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

                                        [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Faculdade de Formação de Professores
Departamento de Ciências Humanas
História do Brasil II
Ana Paula Garcêz
        

Entre incas e astecas: semelhanças e diferenças

Na chegada dos Europeus na América, foi encontrado um continente habitado por grandes povos bem variados, tinham uma cultura bastante heterogênea, que passavam de aspectos bem primitivos até chegarem a civilizações bem sofisticadas. Os povos pré-colombianos eram bem diversificados estágios em âmbito cultural e material, O que nos interessa para este trabalho são as sociedades agrárias.,onde  três culturas se destacaram: os maias e os astecas,incas das quais nos ateremos as duas ultimas,comparando-as mostrando diferenças e semelhanças entre elas.
        
Ao falarmos do Império Inca falaremos primeiro do mito da caverna que nos diz quando que os Incas chegam ao Vale do Cuzco. A história de quatro irmãos: Ayar Cachi, Ayar Uchu, Ayar Auca e Ayar Manco que seria Mano Capác, o primeiro dos irmãos volta até a caverna e se transforma em Huaca( entidade local) e logo após acaba por petrificar dois de seus irmãos , mas Ayar Manco sobrevive, e após isso lança seu bastão de ouro no ar simbolizando o fim da vida errante e sem rumo. Quando os Incas chegam ao Vale do Cuzco, se deparam com três tribos diferentes: os Sashuasiray, os Allcahuisa  e os Maras, representavam cada uma tribo um irmão jutamente ao Inca. Esse Com a destruição do Império Huari  podemos observar um período de dispersão e descentralização política o que sucedeu o surgimento de vários estados independentes, e dentre essas uma civilização ascendeu, o reino Chimu. O colapso desse reino desencadeou uma unificação política por parte dos Incas.
        
Os Astecas se originaram como surgimento de suas divindades, Uitzilopochtli e Quetzalcóatl. Diferentemente dos Incas, não houve uma tentativa de unificação cultural nos Andes. Astecas e Incas se assemelham  na forma como surgiram, observamos que em ambos os casos o declínio de impérios possibilitaram sua criação.Os Astecas com a queda do povo Tolteca e sua capital Tula, e do povo Chichimeca  . Os Astecas eram uma sociedade bastante complexa, fortemente hierarquizada e bem diferente do que era antes, um sistema de estrutura simples e igualitário. Passaram a unir várias tribos afim de ter um domínio maior e maior recolhimento de tributos na região. O que possibilitou a formação da Confederação Asteca, os náhuatl fazem acordo com outras populações, são heterogêneas, desse modo se refere a uma hegemonia por parte desse Imprério
        O Império Inca se expande no século XV, quando há uma tentativa de invasão dos chancas na cidade de Cuzco,o chefe dos incas pensa em abandonar a cidade, mas então seu filho discorda. Então assim Pachacutec Inca passa a assumir a liderança da resistência e seu comando leva os Incas à vitória, levando os chancas a total subordinação política aos Incas. Com o desequilíbrio das forças na região, os Incas alcançam uma hegemonia política nessa região.  O reino Chimu que logo foi derrotado foi a última barreira para prosperidade dos Incas, que herdou dos Chimu a cultura, administração e tributação. Apesar de não ser uma tribo consideravel bélica como os Astecas,  os Incas  formaram o  maior Império de toda a América pré-colombiana, justificando  sua expansão e conquista como cumprimento da missão de levar a civilização para esses demais povos.
        A unidade de produção agrícola e reprodução social nos Andes era chamada de ayllu, que era formado por famílias que continham laços de parentesco. Quem chefiava as atividades no ayllu eram os Kurakas, que eram descendes direto dos fundadores do ayllu e do Huaca e cabia a ele organizar a produção, velar pela segurança material, distribuir os lotes de terras entre as famílias e assegurar o sustento aos órfãos, viúvas e desvalidos. Com a conquista militar, o Estado se apropriou dos recursos do ayllu, o Inca se proclamou soberano da comunidade e divide as terras entre o Estado, o culto do Sol e entre a comunidade conquistada e com essa conquista Inca, há uma subversão nas relações sociais no ayllu, a mita, prestação de trabalho pessoal nas terras do Kuraka passa a ser desviada para as terra apropriadas pelo Estado. O governo do Inca era auxiliado por quatro Após, conselheiros e responsáveis pelas divisões do Império, para cada uma das divisões sob a chefia de um Apo, um grupo de 40 000 pessoas correspondia a uma província, que era governada por um Tukrikuk, cada província dividia-se em quatro grupos de 10 000 pessoas, cada um chefiado por um Kuraka, era subdividido mais vezes até chegar ao grupo de 50 pessoas         A unidade social básica dos Astecas era o Altépetl, assim como os ayllu dos Incas, esse era a comunidade aldeã que detinha a propriedade coletiva da terra. Os chamados macehuali ou macehualtin eram homens comuns, mas possuíam o direito ao usufruto da terra no Altépetl., e era dever do Estado a redistribuição dos alimentos e de vestes para essas populações em momentos de percalço , podia ascender socialmente, por valentia e bravura nas batalhas, era permitido que ele tomasse parte nas cerimônias do culto, poderia  eleger seus chefes locais. O homem comum tinha obrigações e deveres para  com o Estado sendo eles o serviço militar nas tropas, o pagamento do tributo em forma de prestação de serviço pessoal e por fim o pagamento do tributo em espécie ao Estado,. No cume da hierarquia Asteca estava o Tlatoani, uma espécie de monarca, e ele comandava e liderava os exércitos nos campos de batalha, mas o Tlatoani era elegido e quem elegia eram quatro membros representantes dos 20 Calpullis (comunidades que formavam os bairros da cidade) de Tenochtitlán, que juntos formavam um conselho, cujo o soberano era uma tipo de chefe militar das comunidades. Após a eleição, o nome do novo monarca era confirmado pela alta hierarquia sacerdotal, cujo ele era apresentado para a população com o escolhido pelo deus Tezcatlipoca. A classe dirigente era recrutada entre os guerreiros mais bravos e valorosos e ao deles estavam uma espécie de nobreza que eram funcionários estatais conhecidos como Pilli. Esses nobres ou Pilli não transmitiam sua posição de classe ao filho que era uma macehuali como qualquer outro. A terceira camada dirigente era formada pelos sacerdotes e o macehuali só poderia ter acesso a esta classe social se mostrasse enorme aptidão para o cargo. Como dito anteriormente o escalão superior era quem formava o conselho que escolhia o Tlatoani e no topo da hierarquia sacerdotal estavam os dois sacerdotes que representavam os dois lados sociais da Meso-América, sendo que um representava o deus Uitzilopochtli e outro representava o deus Tlaloc. Ainda havia outras classes sociais que não tinham ligação direta à produção agrícola, são eles os pochtecas, escravos e artífices. Os pochtecas eram comerciantes e sua função específica era ser o elo entre o centro da Confederação e os povos de áreas periféricas e, também tinham a função da espionagem a serviço do poder central. Apesar de alguns pochtecas serem bem abastados eles não poderiam ser nobres, ou seja, não importava a quantidade de riquezas que possuíam, eles simplesmente não podiam “esbanjar” ou demonstrar sinais de sua fortuna. Os escravos, ou tlacotli, não se assemelhavam aos escravos clássicos, pois eles eram bem alojados, alimentados e eram vestidos como homens comuns, tirando o fato de poderem acumular quaisquer bens que conseguissem. Um aldeão só se tornava escravo se fosse um prisioneiro de guerra, como um tributo que algumas comunidades enviavam ao Estado, como castigo por algum certo tipo de crime ou por escravidão voluntária, onde o homem se vendia como escravo por uma quantia e depois de um ano cumpria o acordado. A última categoria social eram os artífices, o pouco que se sabe sobre essa classe era que de fato eles não eram parte da etnia asteca, mas sim herdeiros da antiga tradição tolteta e, possuíam atividades manufatureiras organizadas em oficinas familiares
        Podemos perceber que Incas e Atecas em relação ao tempo histórico eram bastante parecidos, porque para ambos o tempo era cíclico, não linear. ou seja aparecia e desaparecia sem muita explicação. Em termos de religião ambas civilizações eram politeístas e tinham como divindade principal o Sol. Apesar de altamente hierarquizado os povos incas eram bem menos complexos que a confederação asteca, que possuía muitas divisões em cidades-Estados .Já o Império Inca era dividido em 4 partes, os quatro quadrantes. Ambas civilizações eram voltadas para agricultura e desenvolveram muitas técnicas agrícolas, embora os astecas possuíssem um sistema de comércio mais desenvolvido do que os incas. Para o império Inca o casamento era essencial para inserção do indivíduo na sociedade, haja visto que era uma sociedade em que o coletivo era mais visado do que o individual, por esse motivo também o adultério era proibido muitas vezes com morte. Astecas e incas praticavam sacrifícios humanos para seus respectivos deuses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com