História da cerveja
Artigo: História da cerveja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zanett • 10/7/2014 • Artigo • 287 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Pode-se dizer que a fabricação de cerveja é tão antiga quanto a civilização que conhecemos hoje em dia.
Principalmente porque o homem precisou deixar de ser nômade e passou a viver de forma fixa para cuidar das plantações.
Através da escrita dos hieróglifos ou caracteres cuneiformes que os historiadores conseguiram traçar as raízes da cerveja ao antigo Egito e as tribos Sumérias. Muitos consideram os Sumérios como os inventores de um líquido fermentado a partir do pão. Aquela cerveja era turva e não filtrada além de ser muito amarga. Já no império Babilônico foi Hamurabi, um importante rei, que criou diversas leis e códigos. Uma destas leis previa o pagamento de funcionários com cerveja, de acordo com a posição social do mesmo: 2 litros diários para trabalhadores normais, 3 para funcionários públicos e 5 para administradores e altos sacerdotes. A cerveja não chegava a ser vendida, mas era utilizada como moeda no escambo por outras mercadorias. Outra lei previa a morte por afogamento para quem diluísse a cerveja ou alterasse o volume dos recipientes para ter lucro. Isto demonstra a importância da cerveja no equilíbrio social das nações antigas.
Assim esta bebida foi se tornando popular e foi até exportada, chegando ao Egito. Ela chegou a ser mais popular que a própria água que, naquele tempo, geralmente era contaminada. Alguns estudos recentes, realizados em 1996 em Cambridge, indicam que o processo de fabricação era mais refinado do que se pensava. Ao invés de somente deixar o pão descansar na água foi no Egito que a cerveja ganhou os primeiros aprimoramentos na sua técnica de produção chegando próximo aos modelos atuais. Lá eram adicionadas ervas para melhorar o sabor da bebida e há evidências que algumas cervejas tinham, inclusive, nome.
...