História de Fortaleza
Artigo: História de Fortaleza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniormoreno07 • 10/6/2014 • Artigo • 684 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
*Histórico de ocupação.
A história de Fortaleza é marcada de altos e baixos constantes. A fixação dos primeiros colonizadores europeus foi muito custosa e de pouco sucesso inicial. A seca e os índios foram grandes entraves, além do fato de não ter sido achado nenhum metal precioso. O forte marca a ocupação e o surgimento da cidade como elemento protetor dos colonizadores. A vila, depois cidade, se consolida como entreposto para navegadores entre as capitanias do Sul e do Norte. Mais tarde (1799), com a autonomia administrativa da província do Ceará, Fortaleza torna-se a capital e principal ponto de convergência da produção de charque e algodão, que geram a riqueza necessária para a consolidação da cidade como líder dentre todas as outras da região. Na virada do século XIX para o século XX, Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito, chegando ao final da década de 1910 como a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960, passa por um crescimento econômico que supera 100% e, ao final dos anos 70, começa a despontar como um futuro polo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar, o povo elegeu a primeira mulher prefeita no Ceará, Maria Luiza, e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século, a administração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais, com a abertura de várias avenidas e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.
*Principais atividades econômicas.
A economia de Fortaleza tem sua maior receita (o PIB estimado em 2005 é de R$ 19,735 bilhões1 ) oriundo do seu comércio diversificado. A principal praça é o Centro concentrando o maior número de estabelecimentos comerciais. Outro pólo importante de venda dos produtos industrializados em Fortaleza é a Avenida Monsenhor Tabosa, próxima ao pólo turístico da Praia de Iracema. Existem na cidade vários shoppings dentre os maiores tem-se o Iguatemi, North Shopping, Aldeota, Del Paseo, Via Sul, dente outros.
A indústria tem na produção de calçados, produtos têxteis, couros, peles e alimentos, além da extração de minerais grande destaque na economia local. Algumas da principais industrias de alimentos do país têm suas sedes em Fortaleza como M Dias Branco e J Macêdo que são os principais moinhos de trigo do Brasil.
No mercado financeiro Fortaleza é a sede do Banco do Nordeste e BIC, além de bancos que foram extintos como o BANCESA e o BEC que foi incorporado pelo Bradesco. É sede ainda de uma das unidades do Banco Central. Tem ainda a sede da Bolsa de Valores Regional do Ceará.
Suas terras, banhadas pelo sol o ano inteiro e ricas em belezas naturais, fizeram Fortaleza despontar, na década de 1990, como um importante pólo turístico tornando-se assim a principal porta de entrada para o turista que visita o Ceará. O turismo garantiu à cidade mais infra-estrutura e se transformou em fonte geradora de emprego e renda.
A figura mostra mostra um exemplo da atividade econômica: turismo.
*Principais itens(símbolos)
...