Histórico do Hapkido
Pesquisas Acadêmicas: Histórico do Hapkido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Erivan1984 • 25/3/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 245 Visualizações
HISTÓRICO DO HAPKIDO
Há aproximadamente 4.500 anos, quando as pessoas começavam a viver em grupos, já existiam sinais de defesa instintiva necessária para a sobrevivência, ir, defender e contra atacar para proteger a si próprio e aos outros. Isso pode ser constatado pelos sinais deixados em cavernas da China e da Coréia.
OS PRIMÓRDIOS DO HAPKIDO
Antigamente, a região da Coréia era dividida em três partes, entre elas a civilização SIN-LA que era a mais adiantada das três, por isso, foi la onde começou uma infiltração cultural de origem Budista.
O SIN-LA era liderado pelo general Kim Yu Sin que formou um grupo chamado HWARANG-DO, que tinha por finalidade unir as três partes.
O Hwarang-Do era um grupo de jovens doutrinistas que praticavam um certo tipo de defesa, fanaticamente, com a finalidade de conseguir esta união e tinham como lema:
- Amar a pátria;
- Confraternização mútua;
- Não recuar um só passo a luta;
- Respeitar os pais e
- Ajudar os fracos.
Com essa filosofia nasceu o HAPKIDO que foi responsável pelo engrandecimento da civilização de SIN-LA durante todos os anos de sua existência.
Começa ai o Império Korio (Korea). Naquela época, se criavam e praticavam vários tipos de lutas que eram ensinadas nos exércitos, entre elas;
- YU-SUL – Tipo de Judô;
- SU-BAK – Tipo de Sumo e
- HAPKIDO - que ja na época se defendia de todas as lutas.
Os nossos trajes atuais de lutas, são cópias fiéis dos trajes daquela época – Hoje as faixas representam graus de hierarquia, porém, naquela época, representavam as várias classes sociais.
Nossas graduações são:
- Faixa Branca – 6º Gub;
- Faixa Amarela – 5º Gub;
- Faixa Verde – 4º Gub;
- Faixa Azul – 3º Gub;
- Faixa Vermelha – 2º Gub e
- Faixa Preta – 1º Dan.
O Hapkido foi escolhido pelo próprio Imperador para fazer parte do treinamento de sua guarda de honra.
Passado mais de 500 anos, o general Lee Sung Kie fundou o império YI DO tomando o lugar do império Korio. Mandou então matar todos os praticantes de defesa pessoal. Em conseqüência disso, os praticantes dessas lutas foram se esconder nas montanhas, alguns escapando, outros morrendo, mas o Hapkido continuou.
GUERRAS CONTRA O JAPÃO
A guerra contra o Japão durou sete anos e, durante as batalhas, os praticantes de HAPKIDO lutaram, entre eles o GM SU DAE AS e seu discípulo AS MYOUNG DANG que, saindo das montanhas, massacraram o inimigo.
A partir de então, as lutas marciais foram novamente praticadas abertamente, entre elas:
- HAPKIDO;
- KUM-DO – Esgrima;
- YO-DO – Tipo de Judo e
- TEA KIUM – Tipo de Karate.
Depois da Primeira Guerra Mundial, foi criada a ROK (Republic Of Kora), na qual foi adotado o Hapkido para o treino da guarda pessoal do Presidente da Republica.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Hapkido que até então era uma luta reservada para a presidência e para os nobres, passou a ser conhecida pelo povo.
O Hapkido tem cerca de 3876 golpes, incluindo chutes, saltos, socos, torções, balões, defesa contra faca, manejo de bastões, espadas e etc..
O Hapkido inspira-se em certos princípios que são rigorosamente respeitados por seus adeptos.
PRINCÍPIOS DO HAPKIDO
YU (Água) - Penetração total na defesa do oponente de uma maneira flexível e adaptável. A água simboliza muitas coisas na Coréia. Uma delas é a adaptabilidade. A água nunca luta contra qualquer obstáculo que encontra. Se ela não pode vencer o contato, não há conflito. Ela nunca perde a forma. O homem deve aprender a se adaptar da mesma maneira se quiser sobreviver as discórdias que ele encontrar na sua vida. Não é à toa que o dito popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", a não resistência da água lhe torna poderosíssima, ela adaptar-se a qualquer circunstância, se colocada em um copo ela assume a forma de um copo, se em uma garrafa idem, tente segurá-la e ela fluirá por entre seus dedos. O HAPKIDOÍSTA deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez.
WON (Círculo) - Utilizar e desviar a força do oponente através das ações circulares. O círculo além de sua movimentação natural e contínua, simbolizado também pela trajetória do praticante
...