Impeachment De Fernando Color De Mello
Pesquisas Acadêmicas: Impeachment De Fernando Color De Mello. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mimiaita • 7/4/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 783 Visualizações
Governo Collor
Caras Pintadas e Impeachment
Fernando Affonso Collor de Melo nasceu em agosto de 1949 no Rio de Janeiro, e é político, jornalista, economista, empresário e escritor.
Foi o 32º presidente do Brasil, governou de 1990 à 1992, foi o presidente mais jovem do Brasil, assumiu seu mandato com 40 anos de idade. Antes de ser presidente do Brasil, Collor também foi Prefeito de Maceió, Governador de Alagoas, Deputado Federal, e atualmente é o Senador de Alagoas desde 2007.
Plano de Collor:
Eles confiscaram todo o dinheiro das contas bancárias das pessoas em nome da Pátria, deixando apenas 50.000 cruzeiros (equivalente à R$6.000 hoje). Como a inflação estava fora de controle, Collor congelou preços e salários de tudo e de todos.
Ele devolveu o dinheiro das pessoas quase 10 anos depois, sem juros e sem correção, e ainda pagaram em outra moeda.
Movimento Caras Pintadas:
Movimento Caras Pintadas foi o nome dado ao movimento estudantil brasileiro, realizado no ano de 1992, que teve como objetivo principal , o impeachment de Fernando Collor. O movimento se baseou nas denúncias de corrupção divulgadas pela imprensa que pesaram contra o presidente do Brasil, ainda, em suas medidas econômicas impopulares contou coma adesão de milhares de jovens do país.
Impeachment de Collor:
Quando estourou o pior dos escândalos envolvendo diretamente o presidente Fernando Collor, o seu irmão, Pedro Collor, denunciou e comprovou um esquema de corrupção envolvendo o presidente do Brasil. Tal esquema tinha participação fundamental do tesoureiro da campanha presidencial de Collor, Paulo César Farias (1949-1996). O episódio ficou conhecido como “esquema PC”.
Esse acontecimento foi decisivo para que a sociedade se organizasse e protestasse contra o governo.
Enfrentando a oposição de parlamentares do Congresso e manifestações de rua cada vez mais expressivas, o governo Collor ficou completamente isolado política e socialmente. Numa sessão histórica, em 29 de setembro de 1992, o Congresso Nacional decidiu-se pela aprovação do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.
Para evitá-lo, o presidente renunciou em 30 de dezembro. Foi a primeira vez na história republicana do Brasil que um presidente eleito pelo voto direto era afastado por vias democráticas, sem recurso aos golpes e outros meios ilegais. A presidência é assumida pelo então vice-presidente, Itamar Franco.
O que é Impeachment?
Impeachment é derrubar um governante através de um processo legal. No impeachment, que quer dizer impedimento, é feita uma denúncia , é aberto um processo , é dado o direito de defesa e depois a pessoa é julgada. Se condenada, seu mandato é cassado.
Acontecimentos após o Governo Collor:
Durante oito anos, Collor ficou afastado da vida política. Em 2006, retomou as atividades políticas e conseguiu ser eleito Senador por Alagoas. Neste ano, concorreu nas eleições para o governo do estado
...