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Indio E Indigenas

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Por:   •  1/3/2015  •  5.184 Palavras (21 Páginas)  •  360 Visualizações

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SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 15(2) 2001

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CULTURAS EM TRANSFORMAÇÃO

os índios e a civilização

A questão da sobrevivência física impõe iniciativas

objetivas: atendimento médico; garantia de território; punições

a práticas de genocídio. Já a sobrevivência cultural

apresenta problemas de outro tipo, sendo que o primeiro

é defini-la. Para tanto, propõe-se, nesse artigo, fazer

uma reflexão do que se entende por “cultura” e “tradição”

e, portanto, por sobrevivência cultural, contrapondo essas

concepções aos modos como algumas etnias indígenas

as entendem e utilizam, em especial os Xikrin, grupo

Kayapó que vive no Pará.

A IDÉIA DA CULTURA

O conceito de cultura tem uma longa história e sua origem

é anterior ao esforço da antropologia de estudar e

compreender povos com costumes e modos de vida diferentes.

Como mostra Elias (1990), cultura e civilização

são conceitos que surgem na Europa e que, já de início,

ganham significados diversos entre as várias populações

nacionais nascentes. Grosso modo, porém, esses termos

parecem conotar a unidade ocidental e as diferenças internas

a ela: se civilização é um resultado final de um processo

que culmina no Ocidente, cultura designa as particularidades

das populações ocidentais – os modos

franceses, ingleses, alemães.

Na antropologia evolucionista de fins do século XIX,

uma história comum a todos os povos culminaria na civiResumo:

A partir da experiência de um grupo indígena brasileiro, este artigo realiza uma reflexão sobre as

transformações culturais e o perigo de perda cultural e de identidade. Para isso, retomam-se os conceitos de

cultura e civilização tais como concebidos e pela antropologia e no senso comum, contrapondo-os às noções

indígenas de cultura e tradição, com o objetivo de entender como elas lidam com a permanência e a mudança

cultural.

Palavras-chave: cultura; etnicidade; índios no Brasil; identidade; história indígena.

CLARICE COHN

Doutoranda do Departamento de Antropologia da USP, bolsista do CNPq

Mas não vejo como a humanidade

poderia viver sem diversidade interna.

Lévi-Strauss1

Muito se comenta, e se lamenta, que os índios estão

perdendo sua cultura. Um índio calçado e

vestido com calça jeans, falando português, utilizando

gravadores e vídeos ou morando em uma favela

em São Paulo aparece aos olhos do público como menos

índio. Eles deveriam seguir suas tradições, se diz. E nós

deveríamos deixá-los em paz, devolvê-los ao isolamento,

para que possam seguir seus caminhos.

É claro que devemos muito aos nossos índios, e precisamos

deixá-los em paz. A questão é como fazer isso.

Certamente não é devolvendo-os a um isolamento que

nunca conheceram, pois nós somos apenas mais um dos

outros povos com que cada povo indígena manteve contato

ao longo da história, seja através de trocas amistosas,

seja de forma bélica. Por outro lado, não somos “apenas”

mais um povo; nossa tecnologia nos faz especialmente

perigosos e, ao longo desses 500 anos, a história não tem

sido fácil para os índios, que tiveram que lutar para sobreviver

a epidemias, guerras, escravidão, aldeamentos e

esforços de integração à população nacional – e foram

poucos os que conseguiram. Como, então, sem isolá-los,

mantendo-os em uma redoma de vidro, podemos contribuir

para sua sobrevivência física e cultural?37

CULTURAS EM TRANSFORMAÇÃO: OS ÍNDIOS E A CIVILIZAÇÃO

lização ocidental, ápice da evolução, e as diferenças culturais

ficavam subordinadas a uma concepção de estágios,

ou estados, que deveriam ser ultrapassados. Funda-se então

a missão civilizatória ocidental. Com a crítica aos evolucionistas

e a admissão da relatividade cultural, a antropologia

norte-americana, de um lado, e a inglesa, de outro, recusam

o que foi chamado de pseudo-história ou história conjectural

e buscam entender a diferença cultural. Está em jogo,

aqui, uma oposição entre diferença e desigualdade.

Na antropologia americana, cultura passa a ser definida

como um conjunto de traços que podem ser perdidos ou tomados

de empréstimo de populações vizinhas, enquanto a

antropologia

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