Introdução Histórica Da Educação Fisica
Casos: Introdução Histórica Da Educação Fisica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wenceslaualle • 23/10/2013 • 942 Palavras (4 Páginas) • 402 Visualizações
Considerando como componente curricular da Educação Básica o estudo da Educação Física, sobre a Lei nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003, que define a situação da Educação Física na escola e aponta os itens que permitem sua facultatibilidade, elabore um texto de, no mínimo, uma lauda, indicando:
1) Qual concepção da área está implícita na lei?
2) O que você entende dos itens que permitem a facultatibilidade nas aulas de Educação Física? (Argumente, por exemplo, se os julga coerentes ou não, explicando o porquê)
.
3) Esses itens podem causar interpretações equivocadas sobre as dispensas das aulas de Educação Física? Quais as possíveis interpretações?
4) Quais itens da lei você acredita que possam ser modific
********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN-1996), a educação física, “(... integrada à proposta da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo a mesma, facultativa nos curso noturno” (art.26-§3).
A educação física, ao longo de sua historia, representou diversos papéis que, embora com significados próprios ao período em que foram vividos, legitimaram para definir-lhe como uma considerável coerência na sequência de sua atuação. Na escola, devemos fazer uma seleção dos conteúdos da educação física, que devem estar coerentes com os objetivos de promover uma leitura da realidade escolar. Para que isto ocorra, deveremos analisar a origem do conteúdo e conhecer o que determinou a necessidade de seu ensino, sendo que cada conteúdo deve ser estudado profundamente pelo professor, desde sua origem histórica ao seu valor educativo para os propósitos e fins do currículo, com suas possíveis adaptações.
Atualmente entende-se que a educação física, como disciplina escolar, que trata da cultura corporal, em sentido amplo, tendo como finalidade, introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando o cidadão que vai produzir reproduzir e também transformar essa cultura. Neste sentido, a LDBEN, parte de suposições questionáveis, vinculando a área a um gasto energético que os alunos, já exaustos pelo trabalho, e/ou com idade avançada (caso o qual o presencio quase que diariamente), não teriam condições de suportar no período noturno. Tais pressupostos refletem uma concepção limitada da educação física, fundamentada exclusivamente em parâmetros ativos e fisiológicos, desconhecendo a possibilidade da adequação de conteúdos e metodologias às características e necessidades dos alunos dos cursos noturnos que trabalham bem como da inclusão e adaptações de conteúdos específicos, como aspectos ergonômicos dos movimentos e posturas, trabalho e laser, exercícios de relaxamento e compensação muscular.
O professor de educação física, condicionado e direcionado a esta necessidade, onde se aplica a facultabilidade, pode incentivar e elaborar trabalhos com assuntos, notícias, sobre temas questionáveis como anabolizantes, lesões e violências no esporte, padrões beleza, mau-subtos (morte subta), exercícios abdominais, aeróbicos e anaeróbicos entre outros a mencionar, podendo ser utilizado como fontes de publicações em jornais, revistas, e sites entre outros meios. No entanto o professor pode propor um programa de aulas, para o ensino noturno que considere as características e necessidades dos estudantes, de tal forma que estejam de acordo com o projeto politico-pedagógico da escola, condita conforme preconiza a LDBEN.
Referindo-se ao projeto político-pedagógico das escolas, um dos aspectos que merece compreensão nesse contexto curricular da educação física,
...