Jovem Gurda
Monografias: Jovem Gurda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: medadaiana • 18/11/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Antes mesmo de a Jovem Guarda se firmar como um movimento musical, o rock brasileiro já engatinhava, em fins de 1950 e início de 60, com Celly Campello (Estúpido Cupido, Banho de Lua) e Ronnie Cord (Rua Augusta). Mas foi com o programa “Jovem Guarda”, exibido pela TV Record a partir de 65, sob o comando do trio Roberto-Erasmo-Wanderléa, que os roqueiros tupiniquins de então se uniram. Estava lançado o que seria considerado o início do Rock, outro movimento musical, este nos anos 80, que finalmente transformava o som representado pelas guitarras em mercado.
Quase 40 anos depois de seu auge, a Jovem Guarda está mais viva do que nunca. Ganhou recentemente (outra) coletânea da EMI – gravadora que mais apostou no movimento, quando ainda se chamava Odeon, e que já lançou algumas compilações do gênero – teve sua história (muito parcialmente) contada pela revista “Contigo” – que também traz um CD, bem semelhante ao da EMI – e, em breve, vai virar DVD, com um show gravado no Canecão nos dias 19 e 20 de outubro e um documentário.
Na casa de espetáculos carioca se reuniram alguns nomes que ajudaram a construir a história de sucesso da Jovem Guarda. O trio principal não estava lá, nem no palco nem na plateia. Outros artistas representativos, e ainda em plena atividade, também fizeram falta, como Sérgio Reis, Jerry Adriani, Ronnie Von e os Fevers. Também foi estranho não ter sido feita nenhuma menção nominal à precursora de tudo, Celly Campelo, morta recentemente.
...