Livro didático de história projeto arariba
Por: christianeres • 24/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 2.005 Visualizações
- ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
Produza um texto com a análise da coleção de livros didáticos seguindo as orientações contidas na atividade 10 do manual de estágio.
Na condição de docente tenho em vista que o livro didático para mehor auxiliar o professor e para melhor compreenção dos dicentes deve ter seus contéudos próximos da realidade em que os dicentes vive, da escola em que estuda ,país que habita e do mundo que o cerca.
A obra escolihada para a efetivação da atividade do livro didático,é intitulada Projeto Araribá –História ,foi elaborada pelos colaboradores da editora Moderna 3ª edição.
Concepção de História:
O livro Projeto Araribá-História tem como concepção de história fazer uma leitura crítica e dinâmica e atual do processo histórico. O livro do 6º ano vai da Evolução do Homem até a Crise do Império Romano. O do 7º ano vai da Formação da Europa Feudal até O Nordeste Colonial. O do 8º ano inicia se com a Expansão da América Portuguesa até o Brasil: da Regência ao Segundo. Já o do 9º ano tem seu conteúdo iniciado na Era do Imperialismo encerrando se na Nova Ordem Mundial
Indo relação com que o livro Projeto Araribá-História aborda os sujeitos históricos com as problemáticas de seus contextos, os configura dentro do conceito da evolução da humanidade “constituída e representada no livro através de grandes heróis, vultos da história, lugares que ficaram marcados na história, construções de mitos e memórias, datas e fatos comemorativos da história e etc. Na minha concepção, esta apreensão visível na análise do livro Projeto Araribá-História do conceito de "evolução além de outra como consciência, monumentos históricos, que vem intitulado na própria capa dos livros, são representações do contexto e do "lugar social", onde as leituras influenciam diretamente na sua abordagem tanto histórica quanto pedagógica, logo a sua relação analítica para com os sujeitos históricos abordados nos livros não poderiam deixar de estar correlacionados diretamente com as leituras críticas. O tempo histórico e cronológico proposto no livro é "linear", visto como evolucionista e processual em busca de uma suposta consciência. Em relação à abordagem historiográfica dos historiadores pretendida nas temáticas do livro, pude perceber algumas renovações historiográficas inseridas nas temáticas, como por exemplo, discussões do cotidiano como vestimentas, alimentação, literatura e etc., além de trazer uma abordagem nova para o contexto da inserção da mulher do trabalho e a idéia de "mentalidade" dos grupos sociais.
Conhecimentos históricos
Como já virmos anteriormente à época da produção do livro conceitos Projeto Araribá-História evolução do homem, luta de classe, mentalidade e Consciência, por exemplo, estão postos corretamente ilustração. Todas as fotos vêem acompanhadas do ano em que foi tirada, e quem são seus personagens fotografados, mostrando que todo ele tem suas identidades essa é preocupação já reavaliada, que se propõe fazer uma leitura crítica sobre as abordagens sociais dos períodos históricos neles abordados. Chamo atenção desta observação importante porque o que pode passar despercebido em uma rápida leitura do livro, na minha concepção pode reforçar preconceitos e estereótipos representados nos próprios livros didáticos. Segundo a minha analise esta coleção de livro desenvolve bem os conteúdos histórico nele abordados como as monografias, as análise de fontes históricas, o trabalho com mapas, fotos, construção de relatório e trabalhos em equipe. E todas as atividades descritas no livro têm relação com os temas neles apresentados.
Fontes históricas /documentos
As fontes históricas e os documentos que constituem o livro Projeto Araribá História é resultado do trabalho conjunto de diversos historiadores reunidos pela editora Moderna que influenciam diretamente, também os profissionais que fazem parte da editoração, pesquisa de texto, supervisão de arte, projeção gráfica e a diagramação do corpo do livro didático. Sendo assim, conseguiu dentro da minha análise encontrar representações da história quantitativa, serial, social, e estatística além da utilização das cartografias, fotos, telas, depoimentos de jornais, datas comemorativas e etc. Todas estas representações contidas nesta coleção completam com a grande influencia a análise econômica, política e social da humanidade. Os historiadores que elaboraram essa coleção também pesaram em como fazer o aluno excitar os métodos de investigação dando a eles a possibilidade de análise de fontes históricas.
Imagens
Muitas fontes foram utilizadas nesta coleção, porém se destacam as imagens, por na sua maioria serem grandes e coloridas e trazerem sempre informações no se rodapé. Muitas imagens são associadas a questões que procuram investigar o que o aluno já sabe sobre o assunto. Também possibilita intercalar o tema abordado o um com os recursos de multimídias (filmes).
Metodologia de ensino e aprendizagem
A metodologia e o ensino aprendizagem do livro Projeto Araribá História dentro de sua proposta pedagógica não foge também das matrizes do contexto moderno de leitura críticas como a de "Paulo Freire" em "Pedagogia do Oprimido", por exemplo, já questionam saberes como a história, filosofia, geografia, sociologia, antropologia, literatura, economia e etc. que passam por reformulações pedagógicas nas suas instrumentalizações de ensino aprendizagem em sala de aula. Nos livros aqui analisados da editora responsável Maria Raquel Apolinário, apesar das lacunas e incoerências, pode perceber como as leituras críticas questionam as concepções tradicionais de ensino, vistas como depositárias
...