Resumo de alguns dos tópicos do livro "Gerenciamento de Projetos - Abordagem Global de Ralph Killing"
Resenha: Resumo de alguns dos tópicos do livro "Gerenciamento de Projetos - Abordagem Global de Ralph Killing". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marienei • 7/4/2014 • Resenha • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 1.451 Visualizações
CONCLUSÃO
Cada vez mais o gerenciamento de projetos esta em destaque no dia a dia das instituições. Percebe-se que há necessidade de resultados rápidos, associada ao aumento da competitividade do mundo empresarial que fazem com que a competência em gestão de projetos seja um importante fator de sucesso para uma organização.
Observa-se ainda a necessidade das organizações se capacitarem para gerenciar, coordenar, e controlar suas atividades de forma a responder, da melhor maneira possível, aos estímulos externos. Tais características estão vinculadas ao gerenciamento de projetos e ao sucesso da implantação das estratégias organizacionais.
Sendo assim, os projetos podem ser definidos como uma forma de planejar, executar e controlar ações que visam à concretização de estratégias. Quanto melhor for o gerenciamento dos projetos, melhores serão os resultados atingidos. Percebe-se que ainda existem melhorias a serem trabalhadas nas organizações com o intuito de programar novas ferramentas e novos processos que somem valor ao gerenciamento de projetos da empresa e gerem ainda melhores resultados.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR
ALISON REGIS HARDT
GUSTAVO PINTO DA LUZ
JAQUELINE TENFEN
OSMAR BILESKI
RODINEI RUSKE
RESUMO:
GERENCIAMENTO DE PROJETO
PROFESSOR: LAURIDES DOZOL
Joinville
Março 2014
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata-se de um resumo de alguns tópicos do livro “Gestão de Projetos – Uma abordagem global de Ralph Keelling”. Entre os principais tópicos estão a Caracterização de Projeto, o que são Stakeholders, Ciclo de vida de um Projeto e seus conceitos, Planejamento, Implementação entre outros. O resumo aborda de forma rápida alguns dos principais fundamentos e etapas envolvidas em um projeto, desde sua concepção, análise de viabilidade, risco e recursos, até seu controle e avaliação final. Além de abordar o crescimento da gestão de projetos, a sua importância e suas vertentes. Abordou-se também a ideia de que Projetos vem sendo utilizados há tempos, o que modificaram foram os instrumentos de operacionalização que com o passar dos tempos ganharam mais praticidade e detalhamento tendo como consequencia mais aproveitamento na execussão de Projetos.
1- CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE PROJETOS
De acordo com Ralph Keelling, as características da gestão de projetos são:
• Simplicidade de propósito: o projeto possui metas e objetivos facilmente entendidos.
• Clareza de propósito e escopo: o projeto pode ser descrito com claramente em poucos termos: seus objetiivos, escopo, limitações, recursos, administração, qualidade de resultados e assim por diante.
• Controle independente. O projeto pode ser protegido do mercado ou de outras flutuações que afetam operações rotineiras.
• Facilidade de medição: o andamento do projeto pode ser medido por meio de sua comparação com metas e padrões definidos de desempenho.
• Flexibilidade de emprego. A administração do projeto pode empregar ou cooptar especialistas e peritos de alto padrão por períodos limitados sem prejudicar os arranjos de longo prazo na lotação de cargos.
• Conduz a motivação e moral da equipe. A novidade e o interesse específico do trabalho do projeto é atraente as pessoas e leva a formação de equipes entusiásticas e automotivadas.
• Sensibilidade ao estilo de administração e liderança. Embora as vezes capazes de auyto gestão, as equipes de especialistas automotivados reagem criticamente a certos estilos de liderança.
• Útil ao desenvolvimento individual. Trabalhar com uma equipe de projeto eficiente favorece ao desenvolvimento acelerado e a capacitação pessoal.
• Favorece a descrição e a segurança. Podem ser protegidos de ação ostil ou atividade de informação para defesa, pesquisa, desenvolvimento de produto ou segurança de produtos sensíveis ao mercado ou de alto valor.
• Mobilidade. Com entidades independentes, os projetos podem ser executados em locais remotos, países estrangeiros e assim por diante.
• Facilidade de distribuição. Administração e a construção de um projeto inteiro podem ficar livre de contrato.
2- O QUE SÃO OS STAKEHOLDERS?
São pessoas que estão envolvidas no projeto e aqueles que podem ou se consideram afetadas por ele. A lista pode ser muito diversificada e de tamanho considerável, é importante que ninguém seja esquecido, visto que todos dela constarem precisarão de informações adequadas, embora muitas vezes do tipo diferente.
3- O CICLO DE VIDA DO PROJETO
Todo projeto passa por uma série de fases desde sua concepção até seu ponto de conclusão. Cada fase tem suas próprias necessidades e características. À medida que o projeto passa por essas fases, o montante cumulativo de recursos e tempo despendidos aumentará, e o prazo e recursos restantes dimunuirão. Esta série de fases é conhecida como ciclo de vida de um projeto.
3.1 Conceituação
É o ponto de partida, começando com a semente de uma ideia, uma consciência da necessidade ou um desejo de algum desenvolvimento ou melhoria importantes.
3.1.1 A Proposta do Projeto
A
...