O Projeto Araribá - História
Por: Juve • 30/5/2015 • Projeto de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Analise do Livro didático escolhido para a realização dessa atividade é intitulada “Projeto Araribá - História” e foi elaborado pelos colaboradores da editora moderna, esse livro didático está na terceira edição
Verificamos do livro do Projeto Araribá, citar a questão da História da África, uma vez que o livro traz a África dos grandes reinos e outras abordagens que se enquadram na lei 10.639/03. A coleção oferece condições para praticar, um ensino de história diferenciado com seus alunos, desenvolvendo um procedimento da investigação, ou seja, ensinar História com um forma de construir o conhecimento histórico como um todo,isso é permitido pela quantidade e qualidade de textos, atividades e fontes históricas presentes nas diferentes seções dos volumes.
Recomenda-se a coleção também pela preocupação demonstrada quando se trata das questões de cidadania, e no desenvolvimento das competências de um busca a despertar o senso de leitura nos alunos, nas propostas de trabalho em equipe e na ampla indicação de sugestões de textos, livros e filmes.
Algo a ainda a ser observado e valorizado e a perspectiva historiográfica que orienta a seção Estudo dos Temas, na qual se concentra o texto didático propriamente dito que tem o objetivo de apresentar os “temas selecionados para o estudo da unidade”. Nessa seção, a narrativa é construída a partir de uma visão de História descritiva, sem contradições, com uma abordagem fragmentada dos aspectos políticos, econômicos e culturais.
O potencial da coleção é localizada, nas seções complementares e é somente a partir da utilização efetiva delas que se consolidam as inovações propostas para o ensino de História e fixam e ampliam os conhecimentos históricos por meio de exercícios que possibilitam comparar fontes históricas, elaborar textos, recordar os conteúdos estudados, investigar, pesquisar, discutir e refletis sobre temas importantes.
A analise dos livros nos permitiu apreender quando as mudanças e permanências nos discursos históricos não mudam. A análise mostrou também que, nas ilustrações, modificações no discurso foram mais perceptíveis. Ilustrações de negros com traços deformados passaram a não ser observadas. O discurso racial nas ilustrações tomou formato mais elaborado. Ilustrações com estereótipos deram lugar a imagens que, principalmente, circunscrevem o negro em situações de miséria e escravidão.
As reflexões pertinentes à metodologia da História que se ancoram no debate a respeito de como o conhecimento histórico se produzem e se transforma concretizam-se nas seções complementares. Somente nessas seções transcende-se a análise pautada pela narrativa política dos acontecimentos, encontrando-se o cotidiano, as representações do campo da arte, dos esportes conceitos de beleza, influência da mídia, meio-ambiente, consumo, educação, questões agrárias, da religião e dentre outras. É importante ressaltarmos estudo da História como instrumento de análise na compreensão do mundo e o a coleção oferece tais instrumentos.
...