MARACANÃ, NASCIMENTO,RECONSTRUÇÃO E GLÓRIA
Artigos Científicos: MARACANÃ, NASCIMENTO,RECONSTRUÇÃO E GLÓRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronsanrafmar • 19/2/2015 • 3.519 Palavras (15 Páginas) • 374 Visualizações
MARACANÃ, NASCIMENTO,RECONSTRUÇÃO E GLÓRIA
Ana Raquel Fernandes Pereira1, Marcos Vinicios Silva Souza2, Othon Rafael dos Santos3, Ronaldo Jesus Rodrigues4, Wesley Caldas Grazina5
1,2,3,4,5CETEC - Centro de Tecnologia e Ciência de São José dos Campos/Engenharia da Computação, Avenida Barão do Rio Branco, 882, CEP 12242-800 São José dos Campos - São Paulo – Brasil
1anaraquel.fernandes@yahoo.com.br,2marcosvin_santos@hotmail.com,3othonrafael22@hotmail.com,4ronaldo-jesus@hotmail.com,5wcgrazina@hotmail.com
Resumo:Este trabalho apresenta detalhes sobre a construção do estádio Jornalista Mário Filho, conhecido Maracanã, tais como valores das obras, escolha do local para a construção.
São abordadasas reformas e alterações sofridas, tais como rebaixamento do gramado, a retirada da ‘GERAL’, local onde ficavam as torcidas organizadas dos clubes que jogavam no estádio.
São destacadas também a reforma para os jogos Copa do Mundo da Fifa 2014 e a colocação da cobertura no estádio.
Palavras-chave:Reforma do Maracanã, Estádio Mário Filho, Maracanã na copa do Brasil, Atualizaçãodo Maracanã.
1-Introdução
Estádio Mário Filho “Maracanã” é o segundo ponto turístico que mais recebe visitantes no Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor.
Durante as reformas, o número de visitas não caiu. As informações abaixo são referentes ao início das obras.A escolha para o local da construção gerou muita polêmica na epóca em que o Brasil foi anunciando como país sede da Copa do Mundo de 1950.
O Deputado Federal Carlos Lacerda sugeriu que fosse construido no bairro Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, porém o local escolhido foi a Grande Tijuca, por ser o centro geométrico da cidade.
O projeto arquitetônico vencedor foi o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro, ganhando de um projeto de Oscar Niemeyer .
Algumas publicações dizem que a Pedra Fundamental foi lançada no dia do início das obras, dia 2 de agosto de 1948. Porém livro Maracanã 60 anos (Bueno, E; Bueno, F;etal, 2011) afirma-se que a data foi 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, Padroeiro do Rio de Janeiro.
O campo foi construido comas medidas oficiais , 110mde comprimentox 75m de largura.
O Maracanã mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares. A distância entre o espectador mais distante do centro do campo é de 126 metros.O estádio em seu formato oval, mede 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor.Foram gastas 7 milhões e 730 mil horas de trabalho ininterruptas para a construção.
As fotos do estádio na época da inauguração mostravam que era necessário acabamentos, mas seria possível realizar a Copa do Mundo.O Jornal dos Sports, comandado por José Filho, foi um dos veículos que mais apoiram a criação do Maracanã.
No dia 16 de junho de 1950, teve como partida inaugural o jogo entre seleções formadas por jogadores de times cariocas e jogadores de times paulistas, com vitória de 3 a 1 para a seleção paulista.
2-Fundamentação Teórica
O Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, sempre foi templo de emoções e muitas alegrias. Recebeu o maior público da história do futebol em uma partida entre Brasil e Paraguai em 1969, com cerca de 200 mil torcedores, “Apenas três pessoas calaram o Maracanã com 200 mil pessoas: Frank Sinatra, Papa João Paulo II e eu”Alcides Edgardo Ghiggia,autor do gol que deu o título ao Uruguai(apud PERDIGÃO, 1986, p. 141, grifo nosso).
Assediou a Copa do Mundo de 1950, ano do seu nascimento, e os Jogos Pan-Americanos de 2007. Foi palco de grandes shows como de Frank Sinatra, Madonna, Paul McCartney e Rolling Stones; Foi palco do milésimo gol de Pele.
Com sua reabertura para a Copa do Mundo de 2014, o Maracanã trouxe grandes inovações para todos. Como por exemplo, a proximidade do gramado, a retirada da área onde ficavam as torcidas organizadas, cobertura sobre os assentos e rampas de acesso. Foram grandes surpresas e emoções que o tal estádio trouxeram para o público.
Com o final da Copa do Mundo, o Maracanã está se preparando para assediar a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Com seus 78 mil lugares, o Estádio é considerado o estádio mais moderno e seguro do mundo, proporcionando uma experiência de entretenimento e lazer com a emoção de sempre.
Nos primeiros seis meses sob nova administração, o Estádio elevou o patamar. Recebeu mais de 1,5 milhões de torcedores, somando 52 jogos com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Possui uma média de 3 jogos por semana e conquistou 140 gols marcados desde sua reabertura em 2014.
Figura 1- Flamengo x Fluminense (OSCAR 2014)
O Maracanã é conduzido por três empresas com larga experiência internacional na questão de gestão e operação de estádios de futebol. O grupo reúne Odebrecht Properties, que também é responsável pela Itaipava Arena Fonte Nova e pela Itaipava Arena Pernambuco. IMX Venues e Arenas responsável por marcas como Rock in Rio e Cirque Du Soleil e a Empresa americana AEG, operadora de mais de cem arenas em 14 países e dona de equipes como o clube de futebol Los Angeles Galaxy e a famosa equipe de basquete da NBA Los Angeles Lakers.
O Estádio oferece ao público uma infraestrutura necessária para que aconteça eventos em um único palco. São ambientes versáteis que se transformam em vários espaços para eventos. As estruturas são completamente independentes para diferentes demandas de eventos, como corporativos ou sociais. São mais de 20 espaços disponíveis para mais de duas mil pessoas.
Para a reforma os governos estaduais assumiram dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sete estados brasileiros utilizaram dos cofres públicos um valor de R$ 2,3 bilhões de reais para a reforma de seus estádios que serão quitados somente entre 2025 e 2027. Além do empréstimo com o BNDES, o Rio de Janeiro usou uma porcentagem da Caixa Econômica Federal, na qual foi usada somente para a reforma do Maracanã. O valor pego foi de R$ 1,2 bilhões de reais.
Há quatro anos, quando o governo elaborou a transformação
...