TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel

Trabalho Escolar: Maquiavel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Dobb era inglês, arriscou-se em cursar história, mas acabou mudando de ideia, e fez economia. Tornou-se professor de economia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A obra A Evolução do Capitalismo tende a ser tendenciosa, pois Dobb tem um histórico de ser Marxista.

Nesse livro, Dobb relata o processo de evolução do capitalismo de forma clara e didática. Aborda o conceito de capitalismo e a sua origem, desde o escambo até a criação da moeda e do mercado. O autor mostra que o Laissez-faire da economia, influenciou na criação do Estado e da economia atual, prova disso é que temos economias que utilizam esses métodos de empreendedorismo atualmente.

Nas páginas 14-15 de seu livro, o autor cita o capitalismo como uma “organização de produção para um mercado distante”. Na história econômica, nas trocas de mercadorias entre países, tais como Portugal – Espanha há séculos, é notável a ideia de “organização para mercados distantes”. A Economia mundial atual sobrevive através de trocas de bens e mercadorias.

O Autor também faz uma abordagem sobre o feudalismo, e mostra que neste a posse das terras representava a fonte do poder político, logo, quem tivesse o domínio sobre as terras, teria o poder sobre outras pessoas. Dobb afirmava que as relações sociais eram à base do modo de produção.

A discussão sobre o feudalismo não se fundamenta na relação jurídica entre o vassalo e suserano, nem na relação entre produção e destinação do produto, mas na relação entre o produtor direto e seu superior imediato, ou Senhor. Dobb relata que o declínio do feudalismo provavelmente ocorreu devido a fatores como: o aumento da população; a falta de alimentos; o aumento da exploração e a baixa qualidade na mão de obra; desperdício dos nobres; revoltas e etc. Outra suposta causa do declínio feudal foi à ascensão da economia monetária que elevou a intensificação da servidão, contribuindo para o surgimento e o crescimento das cidades, e dos trabalhos assalariados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com