Marcha Acelerada
Artigos Científicos: Marcha Acelerada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yzamara • 29/9/2014 • 327 Palavras (2 Páginas) • 399 Visualizações
Em 1930 a história começou a andar mais rápido, com a aceleração das mudanças sociais e politicas.
Houve mais destaque no campo social, que uma das medidas do governo foi criar o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Legislação trabalhista e previdenciária, consolidação das leis do trabalho em 1943.
Os direitos políticos tiveram uma evolução mais complexa. Entrou em fase de instabilidade, fase que durou até 1934, quando a assembleia constituinte elegeu Vargas presidente.
De 1937 a 1945 houve o golpe em que se instalou o período ditatorial.
Após a que da de Vargas, por um curto período democrático, deu-se o voto popular (politica populista), fenômeno que se estendeu a América Latina.
Teve seu fim em 1964, com a implantação da nova ditadura.
Os direitos civis foram prejudicados e alguns até suspensos, entre eles liberdade de expressão do pensamento e de organização.
Os movimentos sociais independentes avançaram lentamente a partir de 1945. O acesso da população ao sistema judiciário progrediu pouco.
Houve progresso em 1930 com a real participação popular. Campanha nacionalista na década de 50, defesa do monopólio estatal do petróleo.
“Revolução de 30” Sem dúvida, o acontecimento mais marcante da história política do Brasil, desde a independência.
A primeira república, governo das oligarquias regionais. A partir da segunda década do século, fatores externos e internos, começaram a abalar o acordo oligárquico (Grande Guerra, Revolução Russa, quebra da Bolsa de Nova York).
A guerra causou impactos econômicos e políticos. Crise do café, na época, o principal produto de exportação. Piorou a condição de vida da população pobre das cidades e favoreceu as grandes greves operárias. A guerra despertou a preocupação com a defesa nacional.
Oque levou a criarem Ligas de Defesas Nacionais, que incentivavam a obrigatoriedade do serviço militar, para os homens.
Em 1922 formou-se o Partido Comunista do Brasil, Terceira Internacional. Disputou com anarquistas e “amarelos”.
Programa em Defesa do preço do café. A superprodução coincidiu com a crise com a Grande Depressão que a seguiu.
...