Mito - definição
Por: JO24 • 15/9/2015 • Dissertação • 423 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
O que é mito?
Na Grécia antiga, o povo procurava maneiras de contar a história do homem, a criação da natureza - coisas que eles não compreendiam. Para isso eles criaram um tipo de narrativa: o mito.
Assim eles utilizavam deuses e personagens sobrenaturais para explicar tais fatos, misturando na história seres humanos e acontecimentos reais.
Com caráter religioso, os mitos eram postos em ação através de rituais, danças, sacrifícios, cerimônias e orações.
Mito da Criação de Roma - Rômulo e Remo
[pic 1]
http://www.coladaweb.com/files/romulo-remo.jpg
Roma nasceu as margens do Rio Tigre, por volta de 750 a.C. Naquela época havia várias cidades gregas que tinham se estabelecido na costa da Península Itálica.
Então Roma que era muito pequena começou a crescer imitando o modelo de prósperas cidades-Estado gregas. A influência das cidades gregas era tão forte sobre os romanos, que estes afirmavam ser descendentes dos heróis da Guerra de Troia. Isso remonta a Eneias, filho de Vênus, que abandonou a cidade de Troia em chamas, e navegou milhares de quilômetros até chegar à Península Itálica - onde um de seus filhos construiu um novo reino.
Anos depois, os gêmeos Rômulo e Remo nasceram, eles eram descendentes de Eneias. Isto significava que iriam crescer e governar o reino. Então, para evitar isso, o ambicioso rei Amúlio, tio de Rômulo e Remo, decidiu abandoná-los em um cesto na beira do Rio Tigre.
Reza o mito que uma loba chamada Lupa os encontrou e os amamentou como se fossem seus próprios filhotes para mante-los vivos.
Quando Rômulo e Remo cresceram, um pastor encontrou-os e criou-os até sua idade adulta. Até que resolveram fundar uma cidade, destronando seu tio. Mas tentando definir os limites da cidade, os irmãos brigaram. Rômulo matou Remo.
Foi assim que Rômulo proclamou-se Rei e fundou a cidade chamada Roma, como seu próprio nome. Na mitologia, Rômulo e Remo eram filhos de Marte, deus da guerra. Por isso em suas veias corriam sangue guerreiro e agressivo.
(NOGUEIRA e CAPELLARI: 2010: 103) (COTRIM:2010:121)
http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_conspiracao/mito/conspiracao_mito_que_e/index.shtml
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/romuloeremo/
...