Modelo Toyta De Produção
Artigo: Modelo Toyta De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helioarausi • 20/10/2013 • 778 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Relatório sobre: Modelo Toyota de Produção
O modelo de produção que leva o nome da conhecida marca de carros Toyota é o modo de produção revolucionário referenciado e copiado em todo mundo. Sua operação tem com pontos chaves a produção com alta qualidade, curto prazo estabelecido e sem desperdício.
Tudo começou quando o japonês chamado Sakichi Toyoda passou a observar o trabalho de sua mãe numa maquina manual de tear. Sarkichi passou a criar forma de como melhorar o manuseio da máquina e torna-la mais produtiva. Foi dada início a uma verdadeira revolução na produção de tecidos com a criação constantes de novas máquinas de tear com aplicações de melhorias, até chegar a máquinas que produziam sozinhas sem manuseio humano.
Foi através da criação das máquinas de tear que Sakichi veio a criação de mecanismos formada por sensores com a função de evitar desperdícios e produção com defeitos. Nascia então uma produção através da automação, capaz de dispensar a necessidade de um homem por máquina passando a ser necessário apenas um para supervisionar 30 máquinas (Modelo G).
Todo este avanço houve a participação pertinente do seguidor de Sakichi, seu filho Kiichiro Toyoda que foi o idealizador do conceito de produção dado o nome de Just in Time. Este conceito estabelece uma produção por série em grande escala, com o foco em eliminar o desperdício produzindo apenas o necessário, quando é necessário e apenas a quantidade necessária.
Este conceito foi de inteira importância na decisão de Kiichiro durante uma viagem feita aos Estados Unidos para licenciar seu modo de produção naquele país. Kiichiro ficou impressionado com a quantidade de veículos circulando nas ruas dos EUA, lhe impulsionando a tomar uma decisão de produzir automóveis no Japão.
Muitos quiseram desencoraja-lo afirmando que não encontraria recursos e tecnologia para implantar uma produção tão ousada. Ignorando as incertezas, instalou uma oficina dentro da fabrica de tear para produzir pequenos motores, com a evolução de ideias e com propósito de produzir o automóvel foi criado o protótipo chamado de modelo A-1. Nascia assim o grande império de fabricação de automóveis baseado no conceito de produção Just in Time.
Kiichiro estava disposto a refinar cada vez mais o modelo Just in Time, transformando sua produção mais qualificada e com alto grau de desempenho, mas seus planos seriam interrompidos com a II Guerra Mundial, onde a economia mundial sofrera uma grande retração e as fabricas automobilísticas deixariam de lado a produção de automóveis de passageiros para produzir frotas de caminhões para serem usados durante a guerra.
Mas a perseverança foi maior que devastação causada pela guerra, onde Kiichiro Toyoda passou a missão para seu primo Eiji Toyoda com o compromisso de reconstruir a fábrica de automóveis nos padrões americados com tecnologia refinada no prazo de 3 anos.
Eiji Toyoda contou com seu aliado, gerente de produção Taichi Ohno que junto estabeleceram o modo de produção Just in Time como meio produtivo a ser seguido por cada operador. A fim de aplicar melhorias dentro desse sistema de produção Ohno adota a prática de supermercados americanos, tornando cada processo cliente do processo anterior. Dando início ao processo chamado Kaban.
O sistema
...