Monarquia
Tese: Monarquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walquiriacampos • 10/2/2015 • Tese • 489 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome de monarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobre tudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social .
O monarca quase nunca deteve poderes ilimitados, como muitas vezes é pensado. Foi num período muito curto que houve monarquias absolutas. Hoje em dia a grande maioria das monarquias são monarquias constitucionais, que lhes dá quase nenhum poder de governação do seu país, que é exercido por um primeiro-ministro.
Ao longo da história do povo de Israel, Deus levantou vários líderes que guiava o seu povo, entre eles temos:
Moisés que foi levantado por Deus para tirar Israel do Egito; Josué o sucessor de Moisés; os Juízes pessoas escolhidas por Deus para interceder diante dDele.; Gideão, Sansão ; Eli; Samuel, dentre outros.
Existiam também dois juízes chamados Joel e Abias filhos de Samuel, porém estes acabaram se desviando dos caminhos do Senhor. A partir daí, o povo começou a pedir um rei para Samuel( I Sam 8:1-22)
O primeiro rei de Israel foi Saul, que reinou de 1030 a 1010 a.C. Devido a desobediência de Saul , Deus , levantou outro rei . Davi que reinou de 1010 a 970 a.C. Depois da Morte de Davi seu filho Sal ocupa o seu lugar ,período de 970 a 931 a.C.
Salomão foi o homem mais sábio da face da terra, ele constrói o templo de Deus, que antes era em tabernáculos ( I Rs 6:38) Apesar de ter construído o templo, Salo se desvia dos caminhos do Senhor
Após a morte de Salomão, o seu filho Roboão assumi o seu lugar, porém ele torna-se cruel com o povo, o que levou a uma revolta (2 Cr 10)
Salomão havia deixado em um cargo importante Jeroboão. Devido a essa revolta as tribos de Israel se dividem em duas, a do Norte com dez tribos e lideradas por Jeroboão, e a do Sul com duas tribos lideradas por Roboão.
A quantidade de pessoas que desviavam - se de Deus foi crescendo, logo a destruição os alcançou. Tanto o Reino do Norte como o Reino do Sul foi invadido e levados cativos para a Babilônia. Nesse período Deus levantou vários profetas que se mantiveram fieis a Deus, e outros foram usados para falar ao povo sobre arrependimento, entre eles temos: Isaias, Jeremias Ezequiel, Daniel...
O fim do cativeiro do povo de Israel se deu por meio do decreto de Ciro por meio rei da Persia a.C, este autoriza o retorno dos exilados a Jerusalém (Ed 1.1-3) (Jr 29.10; Jr30:1-3
...