O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: tamyris_bispo • 25/6/2019 • Relatório de pesquisa • 3.488 Palavras (14 Páginas) • 341 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
TAMYRIS MÜLLER BISPO LACERDA, 160126716
ITABORAÍ, 2019
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em história da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Nair Horning Hammerschmidt.
DIGITE AQUI OS NOMES DOS AUTORES, 160126716
ITABORAÍ, 2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 15
- DESENVOLVIMENTO 16
- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 18
- INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 19
- OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 20
- DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 21
- DESCRIÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE E/OU REUNIÃO PED 21
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 25
ANEXO B – Planos de Aula ........................................................ Erro! Indicador não definido.
INTRODUÇÃO
A atual atividade refere-se ao relatório de estágio supervisionado I , realizado na Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva.
A temporada de estágio é um ponto determinante na vida do estudade, pois aborda a relação da teoria e da ação, levando o graduando a meditar e analiasar todo o contexto. Enquanto conhecimento e situações em sala de aula.
Rays (2008) “ O momento atual é, pois, o de repensar a ‘razão-teórica’ e a ‘razão-prática’ da didática para alcançarmos um fazer didático que nos liberte da abstração pedagógica e obscurantismo cultural [...]. O pedagogo se basea na sua prática docente.
Nesta etapa do atual estágio, fundamental II, comprende do 6° ao 9°,consiste em um dos niveis de educação básica no Brasil, onde os alunos aprofundam-se em conhecimentos interdisciplinares mais singulares.
A lei LDB 9394/96, (1996) art.1. “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais.”
O método ultilizado neste estágio foi a observação de laboratório para o planejamento das aulas, observação de campo para compor o relatório e observações de integração na escola, em duas turmas da instituição que cingiram observação, interação e prática.
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão, consideraço~es finais que descreve o objetivo proposto para este estágio; referências bibliográficas; anexos das fixas de estágio.
DESENVOLVIMENTO
Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado I, Nos anos finais do ensino fundamental II, realizado nas turmas de 6° e 7° ano, no período da manha na instituição escolar, Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva. Estruturando-se a exposição das observações e das ações realizadas com o referencial teorico pertinente as situações informadas.
A instituição situa-se em uma localidade tranquila e de fácil acesso e de ambiente familiar. Em contrapartida existem bairros proximos que sofrem com alagamento nos dias de chuvas fortes, levando a faltas frenquentes por conta dos alunos.
A escola de porte médio e atende a mais de uma década alunos de diversos bairros adjacentes da cidade, algum conseguem com mais facilidade chegar a escola, outros tem mais dificuldades por conta da condução ou da falta. Instituição acolhedora e compostas por alunos com histórias de vidas distintas.
A gestão da Escola é composta por uma diretora geral, mantedora administrativa, diretero adjunta, coordenadora pedagógica ciclo I e uma coordenadora pedagógica ciclo II e a parte administrativas por uma secretária e três auxiliares administrativos, psicóloga, professores, cozinheiras, porteiros, recreadores e responsaveis pela limpeza.
Citações curtas diretas: citações de até três linhas. Aparecem diretamente no texto, destacadas entre aspas (“...”), precedidas ou sucedidas da indicação de autoria. Exemplo: Para Gomes (2002, p. 121), a escola figura a oportunidade para o estudante “apropriar-se do conhecimento elaborado e também ter acesso aos novos recursos tecnológicos e comunicacionais que uma parcela de crianças já possui mesmo sem frequentá-la”.
Citação direta longa: são as citações diretas que possuem mais de 3 linhas. Devem vir com fonte tamanho 10, espaçamento simples e recuo 4 à esquerda. Precedidas ou sucedidas da indicação de autoria. Deve-se deixar um espaço de uma linha antes e outra depois da citação, como no exemplo a seguir:
Mais do que um simples domínio instrumental, torna-se necessário uma identificação cultural. De que modo pode esta tecnologia servir ao meu trabalho? De que modo pode ela transformar a minha actividade, criando novos objectivos, novos processos de trabalho, novos modos de interacção com os meus semelhantes? O uso crítico de uma técnica exige o conhecimento do seu modo de operação (comandos, funções, etc.) e das suas limitações. Exige também uma profunda interiorização das suas potencialidades, em relação com os nossos objectivos e desejos. E exige, finalmente, uma apreensão das suas possíveis consequências nos nossos modos de pensar, ser e sentir. (PONTE, 2000, p. 74)
...