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O FESTIVAL DE CARIMBÓ IRITUIENSE: A HISTÓRIA PÚBLICA DE IRITUIA A PARTIR DAS NARRATIVAS DA COMUNIDADE

Por:   •  25/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  397 Visualizações

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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS SOCIAIS – CAMPUS XI

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

ERIKA MARIA DA SILVA LEAO

FESTIVAL DE CARIMBÓ IRITUIENSE: A HISTÓRIA PÚBLICA DE IRITUIA A PARTIR DAS NARRATIVAS DA COMUNIDADE

São Miguel do Guamá

2022

ERIKA MARIA DA SILVA LEÃO

Festival De Carimbó Irituiense: a história pública de Irituia a partir das narrativas da comunidade

Pré-projeto apresentado na Disciplina de TCC 1 ministrada pela Professora Adriana Coimbra no Curso de Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Pará.

São Miguel do Guamá

2022

SUMÁRIO

  1. Introdução......................................................................................................................4
  2. Justificativa....................................................................................................................6
  3. Objetivo Geral...............................................................................................................6
  4. Objetivos Específicos.....................................................................................................7
  5. Revisão Bibliográfica....................................................................................................7
  6. Problemática..................................................................................................................7
  7. Hipóteses........................................................................................................................7
  8. Metodologia...................................................................................................................8
  9. Cronograma................................................................................................................10
  10. Referências Bibliográficas.........................................................................................11

Introdução

Em Irituia, município localizado no nordeste do Pará, acontece um dos eventos mais esperados pelos irituienses, o Festival do Carimbó, tradicionalmente no mês de janeiro de todos anos, exceto nos últimos dois anos que não ocorreu por causa da pandemia de COVID-2019.

São três dias de muito ritmo, gengibirra e carimbó. Na praça Padre Mário Rodrigues é construído um enorme barracão de palha para a celebração da festa, no sábado é levantado o Mastro de São Benedito, que consiste na ornamentação de frutas, bebidas e no topo um valor em dinheiro, que no fim da tarde de domingo é derrubado em celebração ao Santo. Enquanto os grupos de carimbó locais: Os Lagoanos, Grupo Curumim, Arauaitê, Raízes da Terra e entre outros, cantam e tocam as canções que fazem a galera dançar o carimbó girando no barracão. A festividade é repleta de tradições e singularidades, que fazem de Irituia ser regionalmente conhecida como a Terra do Carimbó, que também movimenta a cidade e o comercio local, principalmente porque recebe muitos turistas das regiões vizinhas. Além disso, vale referir o significado da palavra Carimbó segundo o Dossiê do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Carimbó:

[...] Junção de curi (pau oco) e m’bó (furado, escavado), traduzido por “pau que produz som”, ao longo do tempo o termo foi adaptado e/ou transformado em curimbó, corimbó e carimbó.[...] Inicialmente esta nomenclatura era utilizada para definir o instrumento principal dos batuques e zimbasi : um tambor feito de um tronco escavado e encoberto com um couro de animal onde o tocador (ou batedor) sentado sobre o corpo do instrumento produz um som grave e constante que dita o ritmo e a dança do carimbó.[...]. (2014, p.13).

        Embora de acordo com a nomenclatura citada o carimbó fosse um instrumento, percebe-se a ocorrência de alterações em relação a ele nos dias de hoje, pois o carimbó agora é sinônimo de festejos, danças e canções. (p.13)

Segundo o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2014, o Carimbó foi qualificado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e inserido no Livro de Registros das Formas de Expressão pelo IPHAN, o registro serve como instrumento que se dispõe para preservação do patrimônio imaterial, conservar a memória e consolidar as tradições. A constituição do Carimbó em Irituia é feita de tradições, memórias e histórias; em suma, pretendo pontuar cada uma dessas três características citadas no desenvolvimento da pesquisa, acordando seus conceitos com os contextos que cada uma dessas características se insere na história do Carimbó em Irituia, em principal destaque nesta introdução, a tradição.

 Em primeiro lugar, no que se referem as tradições irituienses, é necessário citar que existe um contexto social e cultural por trás do carimbó conhecido atualmente. Segundo o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC Carimbó) (2014), era o samba a manifestação pioneira da comunidade; tocar e dançar o samba eram as práticas exercidas pela população negra habitante da comunidade desde o começo do século XX, esta expressão mais tarde tomaria o significado de homenagem ao Santo São Benedito, pois após a abolição da escravatura, os “brancos” começaram a conviver com os negros da região, e a Igreja trouxe consigo o Santo para a comunidade. (p.57), e logo surgiria o carimbó. Outrossim, é possível entender melhor a tradição constituída, baseado no que Eric Hobsbwam e Terence Ranger na obra “A invenção das tradições” (2008) escrevem sobre “tradição inventada”:

[...] entende-se um conjunto de práticas, normalmente reguladas por regras tácita ou abertamente aceitas; tais práticas, de natureza ritual ou simbólica, visam inculcar, certos valores e normas de comportamento através da repetição, o que implica, automaticamente: uma continuidade em relação ao passado. [...] (1983, p.9)

        Assim, as tradições devem ser desvinculadas dos costumes, pois, para Hobsbawm e Ranger (1983), “elas são reações a situações novas que ou assumem a forma referência a situações anteriores, ou estabelecem seu próprio passado através da repetição quase que obrigatória. [...]” (p.10), ou seja, a tradição do Festival de Carimbó em Irituia se deu pela junção dos festejos dos descendentes africanos habitantes da vila, com a religiosidade advinda com o Padre Frei Miguel de Bulhões quando estabeleceu a Igreja na comunidade trazendo consigo a imagem de São Benedito.

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