O GOLPE MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA
Por: charles076 • 18/2/2018 • Projeto de pesquisa • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA (NOTURNO)
8º PERÍODO
O GOLPE MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA.
CHARLES FERREIRA DA CUNHA.
Rio Branco, AC
2015
CHARLES FERREIRA DA CUNHA
A DITADURA MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA.
Projeto apresentado como requisito para a obtenção da N2 na disciplina Pesquisa Histórica II ministrada pela Professora Janaira Fidelis.
Rio Branco, AC
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- JUSTIFICATIVA
- PROBLEMÁTICA DE ESTUDO
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
- Objetivos Específicos
- QUADRO TEÓRICO
- FONTES E METODOLOGIA
- CRONOGRAMA
- REFERÊNCIAS
1.INTRODUÇÃO
O GOLPE MILITAR NO ACRE: O GOVERNO CERQUEIRA.
No ano de 1964, instaurou-se no pais a ditadura militar sobre a justificativa de que o atual presidente do pais, João Goulart muito conhecido também Jango, teria grandes tendências comunistas e que poderia instaura-las no brasil. Sobre grande pressão João Goulart foi deposto assim como seus governadores e homens de confiança, que foram substituídos por executivos indicados por militares. Esse tempo de ditadura ficou muito conhecido por anos de chumbo, lembrando assim tudo o que povo passou nesta época.
O objetivo do artigo, é abordar o desenrolar da ditadura militar no território acreano, enfatizando o polêmico e curto governo de José augusto, que foi muito conturbado desde o seu inicio, quando seus opositores o acusavam de comunista tentando assim o derrubar, acusações essas que não tiveram tanto sucesso. Pois José Augusto, o primeiro governador que de fato era acreano, e foi o primeiro também a ser eleito de forma legal através de uma eleição limpa e direta, mandou uma carta a 12º região militar no estado do Pará, dizendo estar ciente das acusações sobre ele, e que estaria disponível para qualquer investigação.
No período da ditadura, chegou ao Acre o capitão Cerqueira, que segundo ele havia sido nomeado para assumir o comando da 4º companhia militar, porém descobriu-se que sua verdadeira missão era a de dar a continuidade a ditadura militar, que até então vinha instaurando-se no pais. O capitão Cerqueira logo procurou José augusto, e o forçou a renunciar seu cargo de governador sobre severas ameaças. Depois de tanta pressão e ameaças, José Augusto se vê sem saídas e por medo renuncia.
Logo após a renuncia de José Augusto, já surge o nome de Cerqueira na assembleia, e todos os que lá se encontravam já se diziam estar de acordo e inclusive já apoiavam o capitão Cerqueira, que em menos de 24 horas após a renuncia de José Augusto já assumira o cargo de governador, mostrando assim o real objetivo de sua vinda ao estado, que seria somente de dar continuidade ao processo de ditadura que vinha instaurando-se no pais inteiro.
- JUSTIFICATIVA
O objetivo pelo qual optei por elaborar este projeto de pesquisa, e principalmente de esclarecer alguns dos diversos acontecimentos que ocorreram no estado do acre no ano de 1964, período da ditadura militar, com a ideia de expor a forma como a qual o movimento de ditadura militar se instaurou no Acre, e os impactos que esse movimento trouxe ao estado. Esse projeto e muito importante para que a população e principalmente a Acreana, possa entender e conhecer um pouco mais sob esta época tão obscura em nosso estado, que foi vivida por muitos de nossos ancestrais.
O trabalho esclarecerá duvidas importantes sobre a “renuncia” do governador que era bastante querido pelo povo, José Augusto. Também será abordado sobre o momento em que o capitão Cerqueira passa a assumir o governo do estado do Acre, e explicará os diversos golpes sofridos por José Augusto em seu período de governo, período esse que foi bastante conturbado, diga-se de passagem.
- PROBLEMÁTICA DE ESTUDO
O trabalho visa compreender como se deu as mudanças ocorridas no estado do Acre no ano de 1964. O ano em que se ocorreu a ditadura militar no brasil, e consequentemente no Acre, explicitando a forma com a qual o governador José augusto, foi obrigado a assinar e entregar sua carta de renuncia a ALEAC, José Augusto foi pressionado sob severas ameaças que vinham diretamente do capitão Cerqueira, que era o atual comandante da 4º companhia militar.
Busco neste projeto esclarecer também a farsa do capitão Cerqueira, que chegou ao Acre alegando que sua única missão era a de apenas assumir o comando da 4º companhia militar, escondendo assim parcialmente o seu principal objetivo, que era de dar continuidade ao processo de ditadura militar, que vinha se instaurando no pais. Objetivo este que foi revelado muito rápido, pois logo que chegou, o capitão Cerqueira já procurou José Augusto e o forçou a renunciar, e logo após a renuncia de José Augusto, em poucas horas depois Cerqueira já assume o governo do estado, através de uma votação rápida e unânime, pois todos os deputados com medo do capitão, passaram rapidamente a apoia-lo e concordarem com sua eleição.
...