O Que é Ser Um Jovem Aprendiz
Monografias: O Que é Ser Um Jovem Aprendiz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/6/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 458 Visualizações
Ser um Jovem Aprendiz é aprimorar-se
constantemente. São jovens e adolescentes
que almejam desenvolvimento e crescimento
profissional, dentro de uma área de atuação
específica, valorizam a educação e, principalmente, desejam realizar sonhos.
É a descoberta de oportunidades e a
possibilidade de inserção no
mundo do trabalho.
O Espro é responsável pela capacitação destes jovens, por meio de Programas de Aprendizagem de acordo com a Lei 10.097/00. No Programa Aprendiz Espro, os jovens desenvolvem habilidades que atendem as demandas do universo corporativo.
Em 2010, atuamos com 11.729 jovens Aprendizes, em mais de 500 empresas parceiras. São aproximadamente 350 cursos disponíveis, nas áreas administrativa, financeira, de serviços e teleatendimento, cadastrados e validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ativos em vários municípios do país.
Com material didático exclusivo e acompanhamento psicopedagógico do Espro, os Aprendizes levam menos tempo para adaptar-se à empresa. A capacitação tem duração de até dois anos, com a etapa teórica desenvolvida pelo Espro uma vez na semana e a prática na empresa parceira quatro vezes na semana, o que permite a vivência do jovem no cotidiano do mundo do trabalho.
Jovem Aprendiz é o programa de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego. Essas políticas de juventude são importantes para diminuir o índice de desemprego dos jovens.
Observa-se que a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração. Essa formação realiza-se em programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras legalmente qualificadas.
O aprendiz é o jovem com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em curso de aprendizagem profissional e admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela CLT. O jovem aprendiz se compromete a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.
O contrato deverá conter, expressamente, o curso, a jornada diária e semanal, a definição da quantidade de horas teóricas e práticas, a remuneração mensal e o termo inicial e final do contrato, que devem coincidir com o início e término do curso de aprendizagem, previsto no respectivo programa.
...