O Renascimento
Resenha: O Renascimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianelins123 • 26/9/2014 • Resenha • 237 Palavras (1 Páginas) • 152 Visualizações
‘A Semente Que Semeais.. Outro Colhe
No capitulo 16, do livro de ‘A Historia da Riqueza do Homem’ o autor destaca a diferença de classes entre trabalhadores e capitalistas. As melhorias existentes so beneficiavam uma minoria, enquanto a grande massa sofria com péssimas condições de trabalho e condições de vida precárias.
Com a chegada das maquinas e o surgimento do capitalismo industrial, o que deveria significar uma melhoria acabou piorando ainda mais. A máquina fez com que os artesãos, que antes conseguiam se sustentar bem, ficassem a miséria devido a concorrência desleal com as máquinas.
Os trabalhadores motivados pela revolta com esse sistema de trabalho começaram a destruir as máquinas numa tentativa
desesperada de serem mais valorizados. Os capitalistas recorreram a força da justiça e conseguiram aprovar uma lei que condenava a morte quem destruísse uma maquina. Logo os trabalhadores perceberam que não seria destruindo máquinas que eles iriam conseguir melhores condições, eles teriam que recorrer ao parlamento. Porem quem fazia a justiça naquele tempo eram os mesmos capitalistas ou pessoas influenciadas por eles e de nada adiantava recorrer a justiça. Por fim tentaram o direito ao voto, para conseguir eleger alguém que mudasse as leis em seu favor e conseguiram, mas não foi suficiente.
Logo eles perceberam que a força dos capitalistas vinha de uma união que existia entre eles, assim eles se passaram a se unir em grupos para aos poucos lutar e defender sua classe. Assim nasceram os sindicatos.
...