O Século Das Luzes
Artigo: O Século Das Luzes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2013Claudia • 12/3/2014 • 353 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
Século XVIII: o Século das Luzes
Esta resenha foi introduzida pelo professor Eduardo Segura, para desenvolvermos as técnicas de metodologia científica, com o assunto do capítulo 08 que relata fatos e acontecimentos de mais de dois séculos atrás, e ainda tem grande importância âmbito escolar atual. O conteúdo é abordado por diversos autores e sites, no caso o autor Ático Chassot, propondo de maneira clara e objetiva o início das enciclopédias, química e indústria. A proposta do autor nos leva a considerar todos os aspectos da época, a fim de lançarmo-nos a um contexto antigo, porém atual.
O capítulo 8 aborda sobre o século XVIII, conhecido como o século das luzes, período do Iluminismo que teve uma dimensão literária, artística e política. Foi nesse século que ocorreu a emancipação da ciência, quando o homem passou a pensar por si mesmo, e saiu da escuridão, na qual vivia mergulhado nas limitações da educação restrita da religião. A Revolução Industrial ajudou bastante na origem do homem moderno.
Foi o século após o período da “Idade das Trevas”, foi a retomada da razão e do pensamento científico, em que vivia a sociedade até então, mergulhada nas limitações da educação restritamente religiosa, espiritual, e pouco crítica. A vontade dos pensadores de expor as ideias era muita principalmente, porque a tirania absolutista, tanto do rei quanto da igreja, impedia a expansão de ideias libertadoras. Então D’ Alember e Diderot promoveram a criação da enciclopédia, aonde eles poderiam expor seus pensamentos, descobertas científicas, instruções e criações de máquinas. O maior instrumento de divulgação do iluminismo foi escrito por vários enciclopedistas, e por um tempo foi proibido de lê-la e vende-la.
Antoine Lavoisier contribuiu com suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria de combustão. A indústria Moderna surgiu e cresceu com os avanços tecnológicos na Inglaterra, aonde houve a necessidade do maior rendimento e rapidez. Sendo assim, aproveitaram das forças naturais e artificiais e dos trabalhadores – homens, mulheres e crianças. Com o intuito de aumentar privilégios, ocorre uma super-exploração das mulheres e crianças que trabalhavam em troca de alimentação.
...