Festival Das Luzes
Exames: Festival Das Luzes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/10/2013 • 390 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Um pouco de luz
O mês de outubro tem uma simbologia especial para os povos do Sul da Ásia. Ele representa a vitória do bem contra o mal. O significado metafórico é o da iluminação da alma e da mente contra a ignorância humana. É a época em que se comemora o Divali, ou a Festa das Luzes, como é popularmente conhecido. Marca, também, o início de um novo ciclo, assim como o nosso ano novo.
As celebrações têm algumas características semelhantes com a comemoração do nosso Natal. Familiares e amigos trocam presentes e ceiam pratos típicos. Os lares são iluminados com luzes festivas, rescendem a incenso, enquanto fogos de artifício riscam os céus. O intuito é o de agradecer e continuar recebendo prosperidade, sabedoria, saúde, paz e riqueza dos deuses.
Em 2013, a nossa equipe observou de perto os preparativos para o Festival, no mês de outubro. Durante 15 dias estivemos no Sul da Ásia captando imagens para a Campanha de Missões Mundiais de 2014. Vivenciamos nesse tempo fortes experiências que nos impactaram, ainda mais, sobre a urgência de ganhar o segundo país mais populoso do mundo para Cristo.
Percorrendo as ruas e cidades, ouvimos depoimentos marcantes de pessoas que seguem rigorosamente as tradições do hinduísmo por transmissão hereditária. Muitas não sabiam descrever por que ou a quem realmente dedicavam culto. Por diversas vezes, nos deparamos com cenas surpreendentes de gente que vagava pelas ruas sem direção, em meio à miséria e flagelo humanos, como espectros sociais.
Nesse curto tempo, acompanhamos as notícias locais. Templos desabaram matando mais de uma centena de hindus. Num outro extremo do país, um ciclone devastava vilarejos e inundava casas, desabrigando milhares de indianos. Mas lá as catástrofes parecem não provocar mais efeito. O povo vive em permanente catarse.
Missões Mundiais tem ampliado a sua atuação no Sul da Ásia com projetos e missionários que buscam apresentar a verdadeira Luz que liberta. Essa região está classificada entre os países que mais perseguem os cristãos no mundo, por isso, não deixe de orar e de se comprometer em fazer algo por esse povo.
Espero que você sinta o que eu senti: vontade de me envolver cada vez mais. Vontade de falar da Luz que é a nossa Luz. O que eu senti precisa sentido por todos: amor.
Raquel Lima é coordenadora do Setor de Audiovisual da JMM
...