O mundo pós-guerra
Pesquisas Acadêmicas: O mundo pós-guerra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasnobrega123 • 17/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.053 Palavras (13 Páginas) • 325 Visualizações
O mundo pós-guerra
Com o tratado de Versalhes, a Alemanha foi a grande responsável pela guerra, tendo que acatar com severas consequências como o pagamento de altas quantidade de dinheiro para a reforma dos países vencedores, ter seu exercito limitado para apenas 100mil soldados, proibir a construção de equipamento bélico como bombas ou aviões, e ter seu território reduzido e limitado. Essas medidas foram efetivadas com o propósito de instalar a paz, entretanto, o ao contrario aconteceu. Essas medidas fizeram surgir um sentimento de raiva, vingança e nacionalismo nos alemães.
A liga das nações surgiu em 1919, como parte do Tratado de Versalhes, com o grande objetivo de assegurar a paz, sendo fundada por trinta e dois Estados e mais treze convidados. A Liga apresentou muitas falhas, como a ausência dos Estados Unidos e da União Soviética. Fracassou miseravelmente
Os Estados Unidos sendo foram considerados os grandes vencedores da 1 guerra devido ao seu tardio ingresso e por seu tardio ingresso. Foi o capital estadunidense que reconstruiu o mundo pós-guerra e por isso o eixo econômico passou das mãos da Europa para as mãos da América do Norte. Além do que, como as batalhas foram travadas na Europa, os Estados Unidos nada perderam em relação a estrutura.
Crise de 29
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações europeias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Delano Roosevelt, foi colocado em prática o plano conhecido como New Deal. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas (estradas, aeroportos, ferrovias, energia elétrica etc), conseguindo diminuir significativamente o desemprego. O programa foi tão bem sucedido que no começo da década de 1940 a economia norte-americana já estava funcionando normalmente.
Estados Totalitários
Totalitarismo é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites a sua autoridade e se força para regulamentar todos os aspectos da vida publica e privada sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo onde nenhum cidadão tem participação significativa nas decisões tomadas pelo Estado e pela venda de ideologia, muito utilizada por Hitler e Mussolini, onde se vendia uma ideia, um sonho de prosperidade e felicidade para todas as classes sociais e todas as faixas etárias através de meios de comunicação como rádio e TV.
Totalitarismo de direita-----Hitler e Mussolini---- Forte apoio da burguesia industrial, fundamentação ideológica de valores tradicionais forte apoio na religião e base capitalista
Totalitarismo de esquerda---- Stalin----- Abolição da propriedade privada, coletivização dos meios de produção e base socialista
Caracteristicas em comum---- Regime de partido unido, Culto a personalidade (exaltação das virtudes reais ou supostas do governante bem como a divulgação positiva de sua imagem não importando suas decisões), EXPANSIONISMO, censura dos meios de comunicação e expressão, patriotismo, nacionalismo por ai vai.
Surgimento da URSS
Com a abdicação do Czar Nicolau II foi instalado um governo provisório na Rússia. Lênin retornou do exílio e reorganizou os bolcheviques que em 25 de outubro, cercaram Petrogrado onde ficava o governo provisório para tomar o poder. O czar Nicolau II foi condenado à morte e juntamente com a família imperial foi fuzilado, em 1918. Daí o então Partido Bolchevique passou a se chamar Partido Comunista.
Josef Stálin foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista em 1922 no final desse mesmo ano surgia a URSS. Muito ambicioso, conseguiu apoio para suceder Lênin. Para tentar converter a Rússia agrícola, numa potencia industrial, Stálin instituiu o primeiro plano quinquenal (Aumentar Produção Agrícola e Produção Industrial. Acelerar o crescimento através de transportes ferroviários. Desenvolver a indústria química, com foco em assuntos bélicos.) para impulsionar a industrialização. No ano de 1930, ele instalou uma política de terror, executando, deportando e expurgando os opositores. Em
...