O uso da imagem nas aulas de história
Por: allecampos • 19/10/2015 • Resenha • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 395 Visualizações
A Importância do uso da imagem nos livros didáticos para estudo da primeira missa realizada no Brasil.
Tema:
A escolha deste tema, foi feita a partir de pesquisas realizadas com um determinado número de alunos e professores do ensino básico da rede municipal de educação da cidade de Petrópolis RJ, que ao fazer a seguinte pergunta, qual a importância do uso de imagens para o ensino na disciplina de história, A resposta de 70 por cento foi, que não acham importante o trabalho com imagens pois basta a apresentação do conteúdo a ser ensinado de forma expositiva, pois os mesmos não sabem a importância que tem as imagens que são impressas nos livros didáticos, na grande maioria só serve como ilustração para o texto a ser ministrado, minha intenção é mostrar a grande importância que tem saber fazer a leitura de um determinado texto a partir de imagens que nele são inseridas interpretar, sensibilizando a percepção crítica do aluno, para que este possa saber e analisa o conteúdo de uma imagem comparando ao texto aplicado.
Justificativa:
Este projeto de aula que tem como seu título A importância do uso da imagem para estudo da primeira missa realizada no Brasil, tem como objetivo principal, mostrar que é possível ensinar e aprender sobre a história, utilizando se das imagens, pois através delas podemos fazer uma leitura crítica do documento, analisando dados que na maioria das vezes não estão escritos nos textos a qual a imagem se aplica. Nos dias atuais vemos que desde criança a imagem tem grande importância em nossas vidas, mas na maioria das vezes estas são passadas de forma contraditória ou se pararmos para ver o que a tv e os demais meios de comunicação visuais tem imposto para as pessoas, veremos que os mesmos estão somente vendendo suas ideias, com a intenção de formar cada vez mais cidadãos consumistas e sem uma opinião crítica. A relevância deste trabalho está em compreender a importância que a análise iconográfica tem nas aulas de História, pois possibilita o desenvolvimento de uma prática metodológica eficiente, mostrando-se ser um instrumento indispensável à compreensão da história.
Sendo assim, a palavra chave deste trabalho é (compreender) a importância que a análise de uma imagem tem nas aulas de história, visando o desenvolvimento de uma prática metodológica aos professores, sabendo que a análise das imagens é um instrumento indispensável à compreensão da formação da sociedade nos diversos períodos da história. Pois através do uso da imagem de cenas históricas os alunos podem compreender melhor a sua história, pois é possível entender o presente através do passado, e nada melhor que uma imagem para nos remeter a um passado distante. Através de gravuras eles podem ter leitura diferente do conteúdo aplicado, além de desenvolver sua percepção crítica e estimular o raciocínio lógico, não devemos utilizar a imagem apenas para ilustrar ou diversificar a aula, mas temos que entender que a imagem é um documento e por isto tem que ser feita de forma correta uma análise iconográfica, se os educandos estiverem preparados para ensinar esta importância para os alunos, estes serão levados a pontos mais elevados de estudo pois pode se fazer um diálogo abordando o período em que foi produzido a imagem em questão, quais os objetivos do autor ao inserir tal imagem ao texto proposto, qual a importância da imagem para o texto, entre outras.
Numa era de informações associadas ás imagens, saber interpretar corretamente os signos visuais tornou se um ponto de partida indispensável para os acadêmicos e para os profissionais do meio educacional. E por este motivo o estudo associado a imagem se tornou uma ferramenta de suma importância, que pode ser utilizado pelos professores de história para efetuar pesquisas e também as utilizas na sala de aula como objeto auxiliar em suas aulas.
Contudo, antes de utilizar a imagem como uma simples ilustração ou um apêndice de suas aulas, debates ou discussões, o professor precisa compreender a imagem dentro de alguns parâmetros teóricos, pois deve pensar nela como parte integrante de um universo visual compreender o real significado da iconografia em suas diferentes interpretações, para que não caia no erro de utilizar este conhecimento de forma equivocada, apenas descrevendo aquilo que está visível e reforçando o discurso construído ideologicamente. No transcorrer do desenvolvimento deste trabalho, ficou notório que, saber manipular o uso da imagem visual em História deve ir além de uma simples ilustração das aulas ou para meras discussões. O uso da imagem deve ser significativo, deve ter intencionalidade, é necessário ter qualidade. É preciso, também, se perguntar: o uso que faço desse instrumento, realmente auxilia o meu aluno neste processo? É possível que ele aprenda realmente o conteúdo que lhe foi ensinado? Com este método é possível tornar os alunos cidadãos críticos dotados de uma sabedoria plena e racional? De qual forma as imagens que vimos nos afetam ou refletem as características da sociedade em que vivemos?
...