TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MODELOS URBANÍSTICOS DO SÉCULO XIX.

Exames: OS MODELOS URBANÍSTICOS DO SÉCULO XIX.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 5

Robert Owen

As cidades industriais crescem cada vez mais e a grã Bretanha revela-se como uma das capitais mais industrializadas da Europa e exemplo maior desse adensamento. A densidade populacional aumenta à medida que os grandes centros se industrializavam ainda mais e, buscando adaptar a cidade para os novos meios de produção e nova prática da sociedade Haussmann faz transformações gigantes em Paris, alterando a partir da malha urbana o modo de vida e o modo de pensar de diversos segmentos da sociedade. A suburbanização nos arredores da cidade surge para os excluídos.

A situação dos trabalhadores tornou-se insuportável e despertou os protestos, resistência e ações revolucionárias. Grandes utopistas como Robert Owen e Charles Fourier influenciaram profundamente o pensamento e as ações políticas da época, pelas quais são considerados os precursores “clássicos” que pregaram mudanças na organização social e nas relações entre os homens, mais justas e respeitando a dignidade humana, na busca de uma nova estrutura social, a criação de uma nova sociedade, que induz a formulação de um espaço físico que oportunizasse a construção da sociedade idealizada.

O modelo de pré-urbanismo progressista adotado por Robert Owen e Charles Fourier têm em comum os o enfoque no racionalismo do homem e como esse racionalismo pode interferir nos meios de produção, sociedade e na organização das cidades, dominando um pensamento que de que a revolução industrial e seus desdobramentos causariam efeitos no modo de pensar do homem e traria o bem-estar, o progresso.

Robert Owen nasceu em 1772 no País de Gales, provindo de uma família de modestos artesãos. Vivenciou os problemas surgidos na sociedade industrial e foi um dos principais nomes do socialismo europeu e em sua propriedade de New Lanark, na Escócia, e mais tarde numa colónia em Indiana, pôs em prática uma série de ideias inovadoras: Proporcionou aos operários melhores condições de habitação, criando uma cidade modelo num espaço verde e trabalho, bens de consumo a preços mais baixos e educação para os filhos. Provocou mudanças reais no sistema trabalhista dentro da propriedade e aplicou seus ideais de educação em prol da mudança individual e coletiva.

Em suas principais obras como, por exemplo, a Report of County Lanark expunha o modelo idealizado por ele e o modo de aplicação em comunidades pequenas. Aplicou-os na colônia de New Harmony em Indiana, fundada em terras compradas por ele para abrigar suas ideias socialistas. Teve sucesso de início, mas as experiências vieram a perder-se em dificuldades econômicas.

Como ideia principal propunha a construção de núcleos modelos que seriam cidades que governariam a si mesmas contendo de 500 a 2000 habitantes que ofereceriam condições apropriadas para a educação das crianças. O plano proposto por Owen continha um edifício central com cozinha pública, refeitórios para oferecer uma alimentação saudável e barata; os edifícios públicos que se localizariam ao lado dos centrais ofereceria uma estrutura com jardim de infância, sala de conferências, espaço para práticas religiosas, escola para jovens, sala de reunião e biblioteca. Esses edifícios deveriam possuir áreas livres e arborizadas. O habitat idealizado possuía casas residenciais projetadas para quatro pessoas e seriam separadas por jardins e estradas, por sua vez, assim também os estabelecimentos coletivos se separam dos matadouros e estábulos.

Charles Fourier

Nascido em Besançon, na França, uma cidade atrasada e conservadora, fechada à entrada das idéias iluministas ao longo do século XVIII. Trabalhou como comerciante durante boa parte de sua vida, profissão diante da qual sempre manifestou desagrado, mas acabou por exercê-la, assim como seu pai, que também fora comerciante e falecera antes que Fourier completasse dez anos. Exerceu a mesma profissão de seu pai que era comerciante e entre suas viagens e seu recrutamento pelo exército viajou e passou a ter uma visão própria acerca do sistema industrial e suas ocorrências na sociedade. Em 1803 passou a publicar artigos com suas ideias e acabou sendo muito criticado e até mesmo considerado louco e por isso a vendagem da sua primeira obra “Théorie des Quatre Mouvements” foi muito baixa.

Intensificado seus estudos e bases para suas próximas obras. Em 1822, publicou o “Tratado da Associação Doméstica-Agrícola”, reeditado com o título “Teoria da Unidade Universal”. Novamente a crítica não recebe bem as ideias de Fourier, porém ele percebe que a havia necessidade de provar que seu modelo de sociedade proposto em suas obras seria benéfico e trariam melhorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com