Origens Culturais do Brasil
Por: Zaghini • 10/9/2019 • Artigo • 481 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
A cultura brasileira é marcada por fatores comum a países sul americanos, principalmente os que tiveram como fator determinante de sua economia durante muitos séculos a exploração de mão de obra escrava, em benefício de países terceiros a seu território. A predominância da população brasileira, independentemente dos estados observados é de imigrantes, sendo a imigração voluntária característica de parte do sul e sudeste do pais, e a imigração forçada devido o comércio de escravos provenientes de territórios africanos a marcante a nível nacional.
Hoje nossa população é marcada por essas características. Entre os elementos formadores da cultura de um país podemos destacar aquelas que são ligadas diretamente a população, e outras a região a qual a população está inseridas, mas todas elas invariavelmente se misturam para compor a identidade de uma população. Podemos destacar diversos itens componentes da cultura de uma população a comida, a música, as práticas religiosas, as tradições e costumes herdados.
No caso brasileiros, dois fatos são comuns a todos os componentes possíveis observados: a existência de uma origem multicultural diversa, e a relativização da importância diretamente relacionada a presença, mas de forma inversa. A maior parte da população brasileira é descendente de imigrantes, e um terço da população brasileira tem origem ameríndia. Essa formação é refletida na cultura e no dia a dia da população. Muito além do banho diário, a influência da descendência ameríndia pode ser notada na língua utilizada, onde é comum o uso de nomes e referências indígenas, mas sobretudo na comida, nos costume, e na língua, tendo as línguas ameríndias grande influência na construção do Português do Brasil.
Da colonização portuguesa herdamos sobretudo a língua, o calendário, sistema jurídico e o catolicismo, que é a religião mais praticada no país. O prato mais conhecido do brasileiro, a feijoada, tem origem africana (e portuguesa), assim como o Acarajé, o Vatapá e o azeite de dendê, dos índios herdamos o mingau, pamonha, moqueca, tapioca, paçoca, dentre outros. Por mais que regionalmente ainda possa prevalecer culinárias com forte influência européia (como italiana e alemã no sul do país, e a açoriana no litoral), de modo geral, essa é a matriz cultural brasileira. Este mix de culturas, das mais diversas origens, que se convergiram em uma cultura própria, local, diferente de todos os outros países que o rodeiam.
Deve-se portanto, restaurar as origens culturais brasileiras tal qual verdadeiramente representam. Pois, por mais que a influência ameríndia e africana seja de vital importância, seja por englobar a origem étnica da maior parte da população, ou por estar presente mais ativamente no dia a dia da sociedade, ela é sub julgada, desvalorizada e não apresentada na sua realidade, causando preconceitos na população, e enraizamento de visões erróneas sobe culturas, religiões e principalmente, de como nossa sociedade evoluiu para ser o Brasil que é hoje, entender como surgimos, evoluímos, e os erros cometidos é vital para melhor planejarmos um futuro para nossa sociedade.
...