Os Estrangeiros da Seleção Italiana
Artigo: Os Estrangeiros da Seleção Italiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leidede • 1/5/2014 • Artigo • 377 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Trabalho de Italiano
Tema: Os Estrangeiros da Seleção Italiana
A Itália foi a primeira seleção a conquistar duas copas do mundo consecutivamente e, a segunda a conquistar quatro títulos da Copa do Mundo ("tetracampeonato"). Em todos eles, contou com jogadores de origem italiana (considerados cidadãos italianos), nascidos em outros países: o brasileiro Anfilogino Guarisi, os argentinos Luis Monti, Attilio Demaría, Raimundo Orsi e Enrique Guaita (1934); o uruguaioMichele Andreolo (1938); o líbio de nascimento Claudio Gentile (1982); o argentino Mauro Camoranesi e o inglês de nascimento Simone Perrotta (2006).
Outros oriundi famosos foram os brasileiros José "Mazzola" Altafini, Angelo Sormani, Dino da Costa e recentemente Thiago Motta; os uruguaios carrascos do Brasil na Copa de 1950, Juan Alberto Schiaffino e Alcides Ghiggia; os argentinos Humberto Maschio e Omar Sívori; o suíço Roberto di Matteo; e o norte-americano de nascimento Giuseppe Rossi.
Jogadores da Seleção Italiana da Copa de 1934
Monti: foi um dos argentinos naturalizados italiano para a disputa da Copa de 1934. Detém a façanha de ser o único jogador na história a ter disputado duas finais de Copa por dois países diferentes: em 1930, pela Argentina, e em 1934, pela Itália. Era ótimo no desarme e no apoio defensivo no meio de campo, com muita força física.
Andreolo: nasceu no Uruguai, mas se naturalizou italiano e jogou mais de 25 jogos com a camisa da Azzurra, participando da conquista do bicampeonato mundial de 1938. Foi ícone no Bologna de 1935 até 1943.
Guaita: outro argentino naturalizado, Guaita foi uma das forças do ataque da Itália na Copa de 1934, sendo o herói no dificílimo jogo semifinal contra a Áustria de Sindelar, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0. Disputou 10 partidas pela seleção e marcou cinco gols.
Orsi: mais um argentino naturalizado, começou a carreira no Independiente, até partir para a Itália em 1928, para se destacar na Juventus. Jogou e venceu a Copa de 1934, tendo ampla importância ao marcar o gol de empate contra a Tchecoslováquia na final do Mundial, levando o jogo para a prorrogação.
Jogadores da Seleção Italiana na Copa de 1982
Bergomi: rápido, veloz, inteligente, Bergomi foi um dos grandes zagueiros de sua época e da Azzurra. Seu estilo de jogo lembrava muito o de outro mito: Fábio Cannavaro. Bergomi teve a dura missão de marca
...