Os Pitagóricos
Artigo: Os Pitagóricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 271581 • 25/10/2014 • Artigo • 241 Palavras (1 Páginas) • 233 Visualizações
Os Pitagóricos
Pitágoras talvez o mais legendário filósofo da antiguidade.
Pitágoras e sua seita forjaram uma profunda síntese entre filosofia e religião,entre o racional e o místico,tidos como uma das maiores façanhas do conhecimento humano.
Para os Pitágoricos não havia uma distinção entre misticismo e ciência. Essa união era baseada na noção de que “tudo é número”. Essa idéia, de certa forma, substituía a busca Iônica por uma substância Fundamental pela busca de relações numéricas entre todos os aspectos da Natureza e da vida.
A matemática passa a ser associada à estética e os números à beleza,sendo descritos como uma experiência sensorial.
Os Pitagóricos iniciaram uma nova tradição no pensamento ocidental: a busca de relações matemáticas que descrevem fenômenos naturais,sendo essa busca ,a representação da essência das ciências físicas.
Astrônomos Pitágoricos sugeriram que não só a Terra se move como também não é o centro do Universo. O primeiro passo nessa direção foi dado por Filolau de Crotona.
De acordo com Filolau,a Terra gira em torno de um “fogo central”, o “forno do Universo”,que é responsável por todo o vigor e energia do Cosmo,gerando inclusive o calor do sol.
É provável que Filolau tenha tido razões de ordem prática para propor que um outro corpo celeste(contra Terra),existisse entre a Terra e os demais astros até então conhecidos.
Deixando de lado os debates, o que é importante salientar,é que o Universo de Filolau foi o primeiro passo sério na direção de um modelo heliocêntrico do Cosmo.
...