Os modos indígenas
Por: Lauana Cavalheiro • 25/9/2015 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Os modos indígenas
Características Gerais das Culturas Indígenas
Iniciarei a ficha com algumas características indígenas que são importantes para a compreensão da cultura indígena.
A palavra “Índio” é um nome equivocado para os povos que estavam naquela região. Como sabemos os espanhóis queriam chegar as Índias Orientais, por isso deram o nome de índios para os povos que estavam no futuro continente Americano. Algumas populações nem sabiam da existência de outras, e as que sabiam se identificavam pela língua, religião,organização social,arte, estilo de vida e unidade política. Mas o conceito de “Índio” não existia em seu vocabulário. Os povos índios ficaram por milhares de anos sem contato com o resto mundo habitado. Mas eles tinham agricultura, cidades e grandes unidades políticas.
Os europeus tinham uma tecnologia que os índios desconheciam: as armas de fogo de aço. Que deram a vantagem para os estrangeiros dominar as populações indígenas menos estando em menor numero. As áreas mais populosas eram a Mesoamérica e centro dos Andes, com 21.400.000 de habitantes aproximados no México e nos Andes 11.500.000.
“totalmente sedentários”
Povos com agricultura intensa e permanente. Com cidades e aldeias estáveis e rígidos tributos e grande população. Localizados no centro do México e a região do Peru e da Bolívia com uma das maiores densidades populacionais.
“semi-sedentários”
Tinham agricultura e aldeias, com o decorrer de alguns anos, as plantações e povoados mudavam de um lugar para outro, faziam caças e pagavam tributos a superiores, mas não era institucional. Esses povos eram encontrados nas atuais regiões do Chile, Colômbia e norte do México.
“não-sedentários”
Tinham muitos componentes de língua, religião e visão de mundo com outros grupos mais sedentários. Poucos desses grupos eram verdadeiramente nômades, migravam com frequência em um ciclo de caça e coleta, sem agricultura, em bandos pequenos, os tributos eram inexistentes. Podiam ser encontrados nos pampas argentinos e no interior da Amazônia
Os povos “imperiais”
Os habitantes da região central do México e dos Andes são a melhor descrição de sedentários da América, faziam grandes regimes tributários que foram chamados de impérios. A agricultura era sua base, cultivam milho, batatas e cereais robustos. Viviam em unidade local mínima de ayllu ou calpully, com convívio familiar nas províncias. A maior parte da população agrícola recebia terras e outros direitos da aldeia ou província. A unidade- aldeia era dividida em distritos, onde cada um deles tinha um chefe com vários deveres.
Os tributos percorriam um rota definida: o plebeu entregava-os no prazo determinado a seu chefe; este passava para o chefe da aldeia, que podia ter alguns assistentes da tarefa; e o líder da aldeia, passava-os ao governante ou rei da província.
BIBLIOGRAFIA
SCHWARTZ,
...