PARA A INVESTIGAÇÃO DO CASO DE "RESUMO CBF", QUE É SUA ACEITAÇÃO DA RECOMENDAÇÃO?
Tese: PARA A INVESTIGAÇÃO DO CASO DE "RESUMO CBF", QUE É SUA ACEITAÇÃO DA RECOMENDAÇÃO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiatfl • 10/12/2014 • Tese • 880 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
PARA O ESTUDO DE CASO “REESTRUTURAÇÃO DA CBF”, QUAL TÉCNICA DE RECRUTAMENTO VOCÊ ADOTARIA? JUSTIFIQUE.
Uma técnica de recrutamento que seria interessante seria os anúncios em jornais e revistas especializadas. Muitas pessoas que já trabalham na área de esportes se interessam por notícias relacionadas ao assunto em jornais e revistas.
QUESTÃO 2
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE APTIDÃO E CAPACIDADE? EXEMPLIFIQUE COM UM DOS CARGOS SOLICITADOS PARA O CASO VIVENCIADO EM SALA.
A aptidão pode ser entendida de diversas formas, como: predisposição natural para determinada atividade ou trabalho, existe sem exercício prévio, sem treino ou aprendizagem, avaliada por meio de comparações, permite prognosticar o futuro do candidato no trabalho, transforma-se em capacidade através do exercício ou treinamento, é a predisposição geral ou específica para o aperfeiçoamento no trabalho, possibilita o encaminhamento futuro para determinado cargo, é estado latente e potencial de comportamento.
Já a capacidade é a habilidade adquirida para determinada atividade ou trabalho, surge depois do treinamento ou aprendizado, é avaliado pelo rendimento de trabalho, permite diagnosticar o presente: refere-se à habilidade atual do indivíduo, é o resultado da aptidão depois de exercitada ou treinada, é a disposição geral ou específica para o trabalho atual, possibilita a colocação imediata para determinado cargo, é o estado atual e real de comportamento.
Um cargo na CBF que necessita de aptidão do candidato seria do Técnico do time, onde sua experiência conta muito para o exercício da profissão. Já os jogadores necessitam de capacidade, adquirida com muito treinamento.
QUESTÃO 3
O QUE É SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL? POR QUE UTILIZÁ-LA?
Socialização Organizacional é a maneira em que a organização recebe os novos funcionários e os envolvem em sua cultura, contexto e sistema para que eles aprendam, incorporem os valores e se comportem de maneira a atingir as expectativas da organização. A organização adapta as pessoas à suas conveniências e vice versa. Os métodos de socialização são: Processo Seletivo; Conteúdo do cargo; Supervisor como tutor; Grupos de trabalho; Programas de integração. É importante utilizá-la, pois ajuda no desempenho no novo funcionário (colaborador), ela mantém a organização unida para que os funcionários trabalhem para um bem comum.
QUESTÃO 4
O QUE É ENRIQUECIMENTO DE CARGOS? E QUANDO É LATERAL OU HORIZONTAL? QUAL DESTES VOCÊS UTILIZARIA PARA O CASO “REESTRUTURAÇÃO CBF”?
Enriquecimento de cargos é a reorganização e ampliação das atividades desempenhadas pelo funcionário, a fim de que aumente a variedade de trabalho, autonomia, participação nas decisões, aumentando assim sua satisfação. Essa forma de trabalho adéqua o cargo ocupado ao potencial de desenvolvimento do trabalhador. Enriquecimento de cargos é vertical quando atribui ao trabalhador tarefas do nível hierárquico superior, é mais utilizado em empresas que oferecem planos de carreira e essa atribuição prepara o trabalhador para uma possível promoção na empresa. Horizontal é quando aumenta a variedade do cargo no mesmo nível hierárquico, adiciona tarefas variadas para não submeter o colaborador às mesmas tarefas repetitivas e rotineiras, com o objetivo de aumentar a satisfação.
A aplicação desse enriquecimento na nova CBF seria uma importante estratégia para manter os funcionários motivados, e cada vez mais satisfeitos com o seu trabalho.
QUESTÃO 5
QUAIS OS NOVE CRITÉRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE REMUNERAÇÃO?
Os nove critérios para construção de um plano de remuneração são:
1. Equilíbrio interno x equilíbrio externo: comparação salarial dentro ou fora da organização.
2. Remuneração fixa ou variável: os salários podem ser mensais fixos ou variáveis. O salário variável será baseado em metas, lucros e demais fatores
...